Na pequena cidade de Serra dos Aimorés/MG, em 13 de dezembro de 2010 aconteceu a celebração dos 50 anos da Capela da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana.
A história daquela comunidade iniciou quando migraram de Teófilo Otoni para a Serra dos Aimorés algumas famílias (Schaper, Marx, Hoffmann, Hollerbach entre outras). Instalaram-se ali e logo se preocuparam com a fé cristã. No meio da pequena vila construíram a sua capela, inaugurada no dia 13 de dezembro de 1959.
50 anos depois, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Serra dos Aimorés (onde fica a base do Projeto Missionário Nordeste de Minas – Sul da Bahia), ligada a Comunidade Evangélica de Teófilo Otoni (CETO), se reuniu para celebrar o jubileu.
A celebração foi marcada pela presença de muitos visitantes, grupo de metais, coral Martin Luther de Teófilo Otoni, lideranças das comunidades e pela presença do Pastor Sinodal do Sínodo Sudeste (Guilherme Lieven), bem como da Pastora Elisabeth Lieven e do Pastor Charles Werlich.
No dia foi partilhado um momento de muita emoção. Em meio à reforma que estava sendo realizada na capela, foi encontrada uma garrafa (pedra fundamental) contendo vários documentos. Entre eles, um manuscrito, relatando a situação e as dificuldades das primeiras famílias e como se transcorreu a busca pela subsistência, que incluiu a exploração da madeira. Assim, muitos descendentes destas primeiras famílias se emocionaram ao ouvirem a história que lhes precedeu.
Durante a celebração a comunidade reunida reconheceu que até ali Deus a havia guiado, e fortalecido geração após geração. Comentou o P. Charles Werlich: As palavras de Paulo a Timóteo são atuais e vivas:
“Continue firme nas verdades que você aprendeu desde pequeno e que você creu de todo o coração. Você sabe quem foram os seus mestres na fé. A Palavra de Deus nos dá sabedoria que leva a salvação, por meio da fé em Jesus Cristo”.
Que o Bondoso Deus possa continuar abençoando esta comunidade bem como todo o Projeto Missionário que aqui se iniciou.