No domingo, 9 de março, na Comunidade Bom Pastor – Linha Capitão Garcia – Sertão Santana, no âmbito da Paróquia Deus Conosco – Sínodo Sul-Rio-Grandense, aconteceu o Culto de Ação de Graças e a Festa pelos 100 Anos de Inauguração do 1º. Templo da Comunidade.
Em Culto oficiado pela Pa. Margarete Cristina Witter e do pastor sinodal Dietmar Teske, a pastora conduziu os vários momentos especiais do Culto de Ação de Graças. A leitura do evangelho foi de Mateus 7.24-27, sendo que a prédica de 1º. Reis 8.22-23,27-30. Confira nas imagens os vários momentos do Culto. Quando da homenagem, a pastora leu um breve histórico nos seguintes termos:
A fundação da Comunidade iniciou em 1880 e 1881, quando os primeiros imigrantes alemães e seus descendentes chegaram a Capitão Garcia. Cada imigrante recebeu um lote de terra com preço já fixado e um determinado tempo para pagar. Quando pago, as famílias recebiam o título de propriedade. Este era assinado pelo então Presidente da República Riograndense, Borges de Medeiros. Em cada uma das Linhas os lotes eram numerados, sendo que um lote foi destinado para a construção de uma escola. Como o governo não mantinha escolas públicas, os colonos construíram a escola e ainda mantinham os professores, que vindos da Alemanha, ministravam as aulas e cultivavam as tradições trazidas da Europa.
Com a construção da primeira Escola Particular na Linha Capitão Garcia, deu-se o início a uma comunidade luterana. Isso aconteceu por volta de 1893, sendo que até 1895 cultos, batizados confirmações e casamentos eram oficiados na própria escola.
Com o objetivo de facilitar o trabalho do Pastor, em 14 de abril de 1907 foi realizada a primeira reunião visando a construção de uma igreja e isso juntamente com os três pontos de pregação da época: Alfredo Silveira, Fernando Abott e Capitão Garcia. Como a comunidade de Alfredo Silveira não aderiu à proposta, as duas comunidades, Fernando Abott e Capitão Garcia, uniram-se em setembro de 1907 e na reunião foi eleita a primeira diretoria de Fundação e Construção da igreja. Foram: - Eduardo Arndt, Miguel Gorziza e Jacó Renz. E a comissão de construção foi: - Henrique Vagt, Adolfo Grebinski, Henrique Krüger, Guilherme Patro, André Hahn, Carlos Neumann, Cristof Carla, Augusto Burchert, Augusto Kuck e Carlos Koslowski.
A pedra fundamental foi lançada em 04 de abril de 1910, pelo presidente então presidente do Sínodo, Dr. Wilhem Rottermund, de São Leopoldo. Na oportunidade a prédica foi de 1ª. Pedro 2.5. Muito trabalho e dedicação permitiram que em 14 de março de 1914 acontecesse a inauguração da Igreja. Esta foi oficiada pelo pastor Tepke. Em 1938 aconteceu a inauguração da torre e do sino da Igreja com o pastor Loflam. Quem fez badalar o sino pela primeira vez foram os padrinhos Henrique Zenker e Emília Arndt. Já em 1958 o templo foi aumentado em seis metros, sendo inaugurado em abril do mesmo ano pelo P. Gustavo Peitz. Este usou como palavra bíblica para sua mensagem, o que está escrito em ambos os lados, direito e esquerdo, em português e em alemão no novo templo: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos” (Jo ).
Como a comunidade crescesse em número de membros, ampliou-se mais uma vez o templo, ou seja, foi construído ao redor do 1º. templo, preservando a torre da antiga igreja, um novo templo. Trata-se do segundo maior templo no Sínodo. Este novo templo foi inaugurado em 1995. Já em 1997 foi construído e inaugurado o atual pavilhão da comunidade.
Divulgação: Pa. Margarete C. Witter