Uma noite de louvor e gratidão! Assim foi a celebração dos 110 anos do Coro Cristo Consolador, da Comunidade de Pirabeirabe, Joinville/SC. Foi na noite de 05 de novembro, com a presença da Comunidade local e representantes de Coros vizinhos.
De acordo com os registros históricos, no início do século XX, em novembro de 1912, reuniram-se integrantes da Igreja Luterana de Pirabeiraba sob coordenação do professor Gustavo Ohde com o intuito de organizar o evento de Natal daquele ano. Ao final do encontro o grupo decidiu pela fundação do coral que, segundo a trajetória, consta que nos primeiros anos de atividade, além da finalidade de alegrar a liturgia dos cultos e divulgar o Evangelho, o coral também foi um eficiente instrumento de propaganda para sustentar o asilo dos Desvalidos Bethesda – atual Residencial Bethesda.
O fundador, professor Gustavo Ohde liderou o coral por 17 anos (1912 – 1929), passando a missão para a Sra Elisabeth Dommel, esposa do Pastor Dommel, que regeu o grupo durante 23 anos (1929 – 1952). Depois por um período de 4 anos regeu o grupo o Pastor Wener Schwenk (1952 – 1956) passando a missão para a Sra Elisabeth Burger que permaneceu na função por 31 anos (1956 – 1987). Após estas datas regeram o grupo por 14 anos a Sra Elisabeth Schiemann (1987 – 2001), Sr Fernando Klemann por 8 anos (2001 – 2009), Sr Dieter Pabst por 2 anos (2009 – 2011), Sr Rafael Daniel Huch por 6 anos (2011 – 2016) e, a partir desta data está nossa atual regente Sra Vivian Voos Tavares.
Desde o início os cantores se reúnem uma vez por semana para fazer os ensaios e garantir a harmonia entre as vozes sopranos, contraltos, tenores e baixos. Ao longo de todos estes anos, apenas em dois momentos o grupo teve que interromper os encontros presenciais. Durante o período da 2ª Guerra Mundial por medidas políticas, voltando a organizar-se novamente em 1944, quando que até o ano de 1952, os hinos escolhidos para cantar eram todos na Língua Portuguesa. E o outro momento foi no ano de 2020 em função da Pandemia COVID-19 decretada pela Organização Mundial da Saúde. Durante este segundo momento o grupo interrompeu brevemente as atividades presenciais passando a realizar ensaios de forma virtual, reunindo-se novamente na forma presencial somente no final deste ano – 2020, com horários reduzidos respeitando o distanciamento e fazendo uso de máscaras.
No ano de 2021 os ensaios presenciais mais uma vez tiveram que ser interrompidos devido ao agravamento da Pandemia sendo que os ensaios mais uma vez passaram a ser virtuais. Quando os encontros presencias novamente foram liberados, poucos coralistas retornaram as atividades fazendo com que a comunidade convidasse os integrantes do Grupo de Canto Brilho Celeste a integrar o coral, assim, encerrando este grupo.
Atualmente o coral canta com 27 vozes, sendo 12 sopranos, 7 contraltos, 5 baixos e 3 tenores. Os ensaios continuam sendo semanalmente e ao final dos mesmos o grupo entoa o Salmo 101.1 “Cantarei a bondade e a justiça, a ti, Senhor Cantarei”, o qual é o lema do grupo.