No último dia 13 de março, com culto e almoço drive-thru, celebramos os 55 anos da Paróquia Luterana São Mateus. Em 12/03/1967, a então comissão do Distrito Norte de Joinville foi oficializada com a tarefa de organizar uma nova Comunidade da IECLB, na região dos bairros Bom Retiro e Santo Antônio. Durante aquele ano, foram muitos momentos de diálogo. Nos dois anos seguintes, as sementes germinaram e começaram a frutificar... Coral, OASE Gerhild, OASE São Mateus e Juventude foram seus primeiros grupos, surgidos em 1969. Construções foram iniciadas e concluídas, como o templo (atual salão) e a parte que abrigou o antigo jardim de infância. Seu primeiro pastor (Hans Hermann Ziel) foi instalado. Os ofícios e momentos especiais mostravam a vida e a fé pulsando na jovem Paróquia.
Hoje, os bairros Bom Retiro e Santo Antônio, bem como as regiões vizinhas onde temos vários membros residindo, são muito populosos e ainda crescem com a “verticalização” (edifícios) e a “geminização” (sobrados geminados). Atualmente, a São Mateus conta com mais de 2.200 membros, dezenas de grupos e ministérios, diversas lideranças e pessoas colaboradoras. Numa parceria com a Paróquia da Paz e apoio da CEJ-UP, estamos preenchendo novamente a outra vaga pastoral, em aberto desde 2012, mesmo que em tempo parcial. O processo de escolha do novo ministro ou ministra, para este pastorado compartilhado, está na fase final.
No culto comemorativo, refletimos sobre a explicação de Jesus acerca da parábola do semeador (Mateus 13.18-23) e o que ela tem a ver conosco. Como Igreja, semeamos as sementes do Evangelho, em campos e outros lugares que não nos pertencem, não sabemos se vai germinar, o desenvolvimento delas não controlamos e pode haver uma ótima colheita ou resultado frustrante. O importante é não desistirmos de semear dentro e, principalmente, fora do terreno da Paróquia. Mesmo que o local não se assemelhe a um campo fértil e esteja mais para chão duro, repleto de pedras ou tomado por mato e ervas daninhas. Nossa missão é continuar semeando uma semente que não nos pertence, pois, como escreveu o apóstolo Paulo, um planta, outro colhe, mas o crescimento e a frutificação vêm de Deus (1ª Coríntios 3.6-9).
No culto ainda, o Coral São Mateus trouxe mensagens por meio da música, houve a apresentação dos adolescentes que entram no 1º ano do Ensino Confirmatório, celebramos a Ceia do Senhor e as mulheres tiveram um momento especial pelo passagem do Dia Internacional da Mulher. Contamos com a presença de muitos membros e visitantes, dentre os quais o vereador Henrique Deckmann. Após o culto, quem adquiriu o cartão antecipadamente levou para casa um saboroso almoço feito pela Volpi Eventos junto a uma deliciosa sobremesa da Queen Cakes.
Toda nossa gratidão a quem ajudou na organização, divulgação e realização do culto e do almoço! Agradecemos também a todas as pessoas que participaram do culto e a quem adquiriu os cartões! E, o mais importante, toda gratidão e glória ao nosso Deus! Afinal, são 55 anos semeando o Evangelho e colhendo frutos unicamente por Sua graça!
Confira na galeria de fotos alguns momentos deste dia tão especial!