Aconteceu no domingo, 08 de agosto, na Comunidade PAZ – Paróquia Nova Gonçalves, interior de Canguçu, as festividades do Centenário daquela comunidade. As comemorações iniciaram com Culto oficiado pelo Pastor Ildomar Reinke e a mensagem pelo pastor sinodal Dietmar Teske. Uma das atividades mais intensas da paróquia é o canto coral e este também participou do Culto.
No Culto também foram lembrados os 44 anos de inauguração do templo, construído no lugar do primeiro, o templo-escola. Após o Culto houve Festa na Comunidade c/ Almoço, Ação entre Amigos, Diversões variadas e Dança, tendo por local no Salão da Comunidade, cuja construção iniciou no ano 2000 e agora está praticamente concluído.
Não dispondo de dados muito precisos e que estivessem registrados nos livros da comunidade, o P. Ildomar Reinke conseguiu reunir alguns dados. Lembrou no Culto que foram onze famílias que iniciaram as atividade da Comunidade PAZ, adquirindo terras para a construção da igreja-escola, casa e cemitério. As aulas iniciaram em 1911 e a sepultura mais antiga, 1910, é de Ema Kröning. Como o pastor da comunidade vinha de Bom Jesus I (interior de São Lourenço do Sul), quem residia na casa era o professor da escola da comunidade. Objetos como o arco do portão de entrada do cemitério, registrando em ferro fundido o ano de 1910 bem como a cruz do primeiro templo, foram trazidos em procissão até o altar no início do Culto.
Atuaram na Comunidade Paz os pastores: Schiller, Fidel, Germano Koppelmann, Kern, Visnadt, Reinaldo Klumb, Itto Alberto Sträher e atualmente Ildomar Reinke.
Divulgação: Sínodo Sul-Rio-Grandense