A Associação Diacônica Luterana (ADL) comemorou seus 60 anos de história nos dias 2 e 3 de abril de 2016. O culto festivo ocorreu no domingo de manhã, sendo celebrado por 24 ministros e dois estudantes de teologia. Entre os ministros, estavam presentes o pastor presidente da IECLB, Nestor Paulo Friedrich; o pastor sinodal, Joaninho Borchardt; o pastor vice sinodal Lourival Ernesto Fehlberg; o superintendente da ADL, Siegmund Berger; e o pastor presidente da ADL, Emerson Lauvrs.
A prédica foi conduzida pelo pastor presidente da IECLB, que ressaltou que devemos comemorar a vida, mesmo em meio a tantos sinais de morte. A ADL aparece como uma instituição importante neste sentido, por sua contribuição para a vida de tantos jovens e para as comunidades e paróquias da IECLB.
Da celebração, participaram também ex-alunos da primeira turma da instituição, de 1956, Valdemar Holtz, Siegfried Seibel, Ervino Schuwanz e Cristiano Küster, que tiveram oportunidade de contar parte do início dessa bela história e o rumo tomado pelos integrantes iniciais. Além desses, foram lembrados também de outros ex-alunos e ex-funcionários presentes, que contribuíram para que a instituição chegasse até aos 60 anos.
Durante a celebração, também houve o lançamento da revista da ADL com histórico e novidades da instituição, e do seu novo CD com músicas compostas apenas por funcionários, alunos e ex-alunos. Todas as músicas do culto advinham deste álbum, sendo executadas por trombonistas de diversas paróquias do Sínodo e também pelo coral Vozes da Esperança.
Também estiveram presentes autoridades civis, como a representante do vice-governador do Espírito Santo, Célia Kiefer; o prefeito de Afonso Cláudio, Wilson Berger; o prefeito de Laranja da Terra, Joadir Loureiro; o prefeito de Santa Maria de Jetibá, Eduardo Stuhr; e o representante do Deputado Federal Max Filho.
Depois da celebração, a festa continuou com almoço, apresentações culturais, leilão e com a disponibilização de uma sala para visitação com registros de sua história. Para o pastor Siegmund Berger, “A festa da ADL foi uma grande celebração e reencontro de pessoas amigas. Foi possível valorizar essa data comemorativa e ao mesmo tempo captar recursos para a manutenção da instituição. Foi muito importante a participação do pastor presidente e dos demais ministros do Sínodo Espírito Santo a Belém. Agradecemos o empenho de diversas pessoas que colaboraram para esse aniversário e essa história”.
Que venham mais muitos anos de instituição e, com ela, trabalho diaconal e transformação social!