Celebração de Jubileus



ID: 2880

50 anos da Comunidade Evangélica de Rio Pardo

25/11/2007

  
No último sábado, dia 17 de novembro, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Comunidade em Rio Pardo comemorou os 50 anos de existência. Com muita alegria realizou-se um culto festivo e jantar-baile, que iniciou no Templo Martin Luther com culto oficiado pelo Pastor P.Sinodal Waldir Treiben, Jair e Glorinha Quinot. Durante a emocionante cerimônia, uma placa em homenagem aos fundadores foi descerrada no hall da Igreja. O Presbitério da Igreja recebeu os membros da comunidade e demais convidados do município e região no salão de festas para o jantar típico com galeto e massa caseira. A sobremesa foi uma deliciosa torta doada pelas senhoras da OASE e em seguida, ao som de Clóvis e Assis, o baile finalizou a confraternização em grande estilo.

A Fundação da Comunidade Evangélica de Rio Pardo iniciou em 17 de novembro de 1957, por interesse dos membros que residiam no município, porém pertenciam a Comunidade de Santa Cruz do Sul. Em Assembléia Geral previamente convocada, um grupo de pessoas, todos evangélicos reuniu-se na Igreja Metodista, situada à Praça São Francisco para apresentar a proposta de constituir uma Comunidade própria.

O Presidente da Comunidade Evangélica de Santa Cruz do Sul, Sr. Augusto Leopoldo Becker deu início aos trabalhos da organização, que elegeu como primeiro Presidente o Sr. Alvino Engelmann. Os pastores P. Herbert Maskus e P. Walter Wartchow também participaram da reunião de fundação da Comunidade Evangélica de Rio Pardo, que segue o estatuto da Ordem da Vida Eclesiástica nas Comunidades do Sínodo Riograndense, com base nas Escrituras Sagradas e nas Confissões da Reforma Luterana.

No início, os cultos, casamentos, batizados e eventos eram realizados na Igreja Metodista. Em 1964, iniciou a reforma e ampliação de uma casa e terreno adquirida de Willy J. Christoff que servia de oficina na Rua Mateus Simões, n°124. Essas obras, com algumas interrupções seguiram até 13 de janeiro de 1974 quando foi inaugurado o salão com uma grande festa. A partir daí, foram realizados uma série de cultos e eventos como os tradicionais kerbs, que tinham muito prestigio na cidade.

Mais tarde, a Comunidade Evangélica de Rio Pardo recebeu da Prefeitura Municipal a doação de uma casa que era usada de ambulatório e que já estava sem uso há um bom tempo. Assim, o sonho de ter um templo pode se tornar realidade, as obras iniciaram em setembro de 1982 e o no dia 12 de junho de 1983 o Presidente na época, Sr. Walmor Reis acendeu as primeiras velas na inauguração da Igreja.

Atualmente, no templo se realizam cultos mensais, sempre no 1º domingo de cada mês, além dos eventos tradicionais no calendário eclesiástico. Em março ocorre a Assembléia Geral com almoço, em junho o Culto de Ação de Graças e em dezembro a Festa do Advento.

Por Ana Paula Brum Reis


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Toda obra que não tenha por objetivo servir aos demais não é uma boa obra cristã.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
A mensagem que Cristo nos deu e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz e não há nele nenhuma escuridão.
1João 1.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br