No domingo, dia 06 de novembro de 2022, às 10h, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Juiz de Fora se reuniu em Culto de Ação de Graças para celebrar os 160 anos de presença na cidade mineira. Com a presença do Pastor Sinodal Marcos Jair Ebeling, irmãs e irmãos puderam orar, entoar louvores e refletir na Palavra de Deus.
A presidente da Comunidade Barbara Rossi Munck dos Santos agradeceu a todos pela presença na celebração, mencionando o texto bíblico de Romanos 11.36: “Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém”. O convite feito é para “celebrar os 160 anos, olhando o futuro e discernindo o que o Senhor quer de nós nestes próximos dias”.
A partir da leitura bíblica de Lucas 15.1-10, o Pastor Sinodal Marcos Jair Ebeling conduziu a prédica. Nas palavras iniciais, o ministro manifestou a alegria de poder compartilhar este momento com a comunidade local e, em nome da diretoria do Conselho Sinodal do Sínodo Sudeste, congratulou a Comunidade de Juiz de Fora pela data. Marcos Ebeling, em reflexão exegética, situou o texto bíblico no contexto das evidências da misericórdia de Deus no Evangelho de Lucas. “A alegria está onde uma pessoa perdida é encontrada por Deus”.
O Pastor Sinodal compartilhou informações históricas que marcam a presença luterana em Juiz de Fora. Os tantos desafios vividos por aqueles e aquelas que precederam estes tempos são marcos do agir de Deus no meio desta comunidade. Ebeling pontuou que o templo luterano situado no bairro São Pedro é, na atualidade, uma das construções evangélicas mais antiga da cidade de Juiz de Fora. Seguindo nessa abordagem sobre a presença luterana na Zona da Mata Mineira, o Pastor Sinodal complementou: “Oro para que vocês sejam referência de fé evangélica em tempos de instrumentalização política da fé das pessoas”.
Ainda durante a homilia, Marcos Jair Ebeling ressaltou que o testemunho cristão deve ser feito com clareza de linguagem a fim de promover a compreensão das pessoas. E, em paralelo com a história de chegada dos primeiros luteranos na cidade em tempos adversos à fé protestante, mas sob o cuidado e a misericórdia de pessoas usadas por Deus para cuidar desses pioneiros, o ministro complementou: “Oro para que a fé luterana em Juiz de Fora seja acolhedora tal qual a recebida nos começos. Há 160 anos Deus nos encontrou em Seu amor em Juiz de Fora. Deus nos encontrou, por isso estamos alegres”.
Após o tempo de reflexão bíblica, o ministro Oziel Gustavo Marian conduziu uma oração. Na prece, fez-se o pedido para que o Espírito Santo capacite a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Juiz de Fora para servir, dê visão missionária e comprometimento com a evangelização a todos os seus membros e que o testemunho de cada pessoa seja um anúncio vivo da fé.
Para o momento de bênção e envio, sob a condução do Pastor Sinodal, os ministros Elfriede Krause e Oziel Gustavo Marian impuseram também as mãos sobre a assembleia e invocaram o favor e a direção de Deus sobre a Comunidade. Após a celebração do Culto em Ação de Graças, foi servido um farto e saboroso almoço para os presentes. A arrecadação dos valores de oferta e do almoço será destinada para instituições juiz-foranas com as quais a Comunidade tem caminhado.
Edson Munck Junior, presbítero