Neste ano, a Comunidade Evangélica Martin Luther, pertencente à Paróquia São Lucas e União Paroquial - CEJ, completou seus 150 anos, cujas origens remontam aos tempos da colonização alemã. Um marco histórico e sinal concreto da fidelidade de Deus para com os nossos antepassados. Daqueles que vieram de tão longe para começarem suas vidas e que mantiveram sua fé evangélica protestante, cultivando-a com tanto zelo, mesmo em meio a inúmeras dificuldades.
Tudo começou em meados de 1866-1867, na antiga Estrada Santa Catarina - Katharinenstrasse, onde colonos imigrantes alemães construíram um prédio escolar e igreja” (Schulund Kirchengemeinde – Comunidade Escolar e Igreja). Na ocasião, contratando um primeiro professor, Karl Ludwig (1867), que na falta de pastor exerceu funções pastorais. Um pouco mais tarde, atendidos por pastores da CEJ.
No início do século XX, um terreno foi doado na região do atual km 11 destinado para a construção de uma igreja evangélica protestante. Mas antes, foi construído neste local uma casa pastoral multiuso. Somente depois foi construído o templo, datada sua fundação em 01/01/1925. No mês de julho deste mesmo ano assumiu este novo Campo Ministerial o primeiro pastor local Friedrich Horness.
Em comemoração ao seu aniversário, nos reunimos da data de 09/10/2016 em culto campal, almoço e demais atividades festivas. Nesta ocasião contamos com a presença das autoridades religiosas: Pastor Sinodal – Inácio Lemke, Presidente do Conselho Sinodal – Carlos Henrique Sacht, Presidente da CEJ – Arthur Francisco Baumrucker, Presidente da Paróquia São Lucas – Valdir Speckhann; assim como, autoridades civis, sr. prefeito Udo Dölher e vereador, Roque Mattei. Tivemos também a presença dos pastore Werner Willy Zischler e sra.Mayke Merliese Kegel, ex-ministros da Comunidade Martin Luther, e demais Ministros da CEJ. Além dos convidados especiais, contamos com mais de 400 pessoas que participaram deste dia festivo. Soli Deo Glória!
Conheça a história da Comunidade Martin Luther - km 11, clicando aqui...