A Comunidade da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil é a mais antiga da cidade. A primeira paróquia católica chegou a Cosmópolis 20 anos depois. A comunidade Luterana foi criada em 1902 para reunir imigrantes suíços e alemães em culto e outros serviços religiosos. O templo próprio foi inaugurado em 1924, quando também nasceu o primeiro coral.
Em 16 de setembro (2012) a comunidade se reuniu para celebrar com alegria a sua história. Receberam visitantes das comunidades da região e da cidade. Através de carta, pastores que atuaram na comunidade em anos anteriores saudaram a comunidade, também o presidente do Sínodo Sudeste, hoje também presidente do Conselho da Igreja da IECLB. O Pastor Emérito Gustavo Schünemann que atendeu a comunidade, a partir de Campinas, na década de 70, e o pastor Renato Gerber, hoje pastor em Bairro dos Pires, Paróquia de Limeira, participaram do culto e ajudou na reelaboração de aspectos importantes da história. O coral, os jovens, as crianças, os presbíteros e presbíteras, sob a coordenação do Pastor Leandro Luis da Silva contribuíram muito na celebração. O Pastor Sinodal Guilherme Lieven saudou a comunidade e proclamou a mensagem do dia.
Após o culto todos foram recebidos no salão da comunidade para o almoço. E na entrada do salão dedicaram a Deus o espaço comunitário que foi reformado a partir da troca do telhado.
A celebração dos 110 anos foi marcada pelo lema bíblico: “Grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso estamos alegres.” Salmo 126.3