Celebração de Jubileus



ID: 2880

100 Anos do Coral Carlos Cristovam Zink

Música (DVD)

17/10/2009

Coral Carlos Cristovam Zink - 100 Anos
Coral Carlos Cristovam Zink - 100 Anos
Coral Carlos Cristovam Zink - 100 Anos
1 | 1
Ampliar

100 ANOS DO CORAL CARLOS CRISTOVAM ZINK

A Comunidade Evangélica Luterana, presente em Campinas desde 1869, se reunia primeiramente numa sala da Escola Alemã fundada pelo Pastor Johan Jacob Zink. Batizados, confirmações e casamentos eram celebrados ali e também na região onde existiam colonos que trabalhavam nas fazendas de café.

A Igreja Luterana, como edifício, surge a partir de 1908, com o início da construção do Templo, finalizada em 1921. A História da Escola Alemã e da Igreja seguem paralelamente, pois as crianças só podiam ser confirmadas se fossem alfabetizadas.

Em 1898, o Pastor Zink delega a direção da Escola ao seu 5° filho, Carlos Cristovam Zink. O Professor Carlos, formado na Alemanha, compartilha de duas grandes paixões: a educação e a música.

Assim, em 1909, Carlos Cristovam Zink inicia um coral com um grupo de jovens. A dedicação do professor Zink à música na Igreja e ao canto Coral se deu no ensino da música, tocando harmônio nos cultos, traduzindo, compondo e executando arranjos para Coral. O Professor Zink dedicou mais de 50 anos de sua vida à regência do grupo que viria a se tornar o Coral Carlos Cristovam Zink. O Professor Zink faleceu em agosto de 1964, deixando dezenas de composições e arranjos, como legado de sua incansável dedicação à música na Igreja. O conjunto de sua obra e seu exemplo permanecem vivos entre nós até hoje. Por tudo isto, a partir dos anos 80, o Coral da Comunidade passa a levar o nome de seu idealizador, Carlos Cristovam Zink.

Pouco antes do falecimento do Professor Zink, em 1964, assume a regência do Coral o Sr. Oswaldo Barthmann que, na época, já cantava como tenor no Coral.

Em 1991, o Sr Barthmann coordena os esforços para a gravação do primeiro LP do coral Elevo os meus olhos, no estúdio da Família Barthmann.

Com o falecimento de Oswaldo Barthman, em 1991, a regência do coral foi assumida por Theóphilo Zink, filho do fundador. A dedicação de Oswaldo Barthmann e Theophilo Zink foi perene e importante para que a semente plantada no passado crescesse com vigor.

Em 1992 chega a Campinas Josani Keunecke, da Comunidade Cristo Bom Pastor,de Joinville. Josani muda-se para Campinas para estudar Música, com habilitação em regência,na UNICAMP. Nessa época, vem participar do Coral como contralto. Aos poucos, inicia um trabalho conjunto com o Sr. Theóphilo Zink, sendo o coral o campo de estágio para a regente profissional que se tornaria mais tarde. Josani assume a regência do Coral em 1993, iniciando um trabalho diferenciado, até aquele momento, e bastante ligado à qualificação técnica e vocal do Coral e à regência de composições contemporâneas. Foi um momento desafiador, mas que, certamente, foi a base do trabalho técnico que hoje é tão prezado por esse grupo. Foi nesta época, também, que o Coral gravou seu segundo trabalho, Claro como a luz, em CD, ao vivo, no Templo da Comunidade.

Josani deixa o Coral em 1999 para mudar-se para a Inglaterra e entrega a regência ao seu assistente, José Firmino, então aluno de regência da Unicamp, que desenvolve um bonito trabalho à frente do Coral até o ano de 2000, quando parte para buscar novos desafios em sua vida profissional.

A regência do Coral é assumida pela Sra. Carin Horst, esposa do então Pastor da comunidade de Campinas, Rubens Horst. Carin, também pianista, desenvolve um trabalho voltado ao canto coral litúrgico, ao resgate de composições tradicionais luteranas, ainda preservando o toque de contemporaneidade iniciado nos anos 90 e tão prezado pelo Coral. É também nessa época que o Coral passa a cantar um repertório cuja temática central é a Família, para participar dos Cultos da Família, cuja primeira versão aconteceu no ano de 2000, tornando-se uma tradição até os dias de hoje. Além de seu terno trabalho como regente, Carin revitalizou a maioria das partituras do Coral, editando-as no computador, preservando a memória musical do grupo.

Devido às suas muitas atribuições junto à comunidade luterana de Campinas, Carin Horst delegou, em 2006, a regência para Wycleff Pires Vianna, que era, então, o pianista do coral. Formado em composição pela Unicamp, Wycleff inicia um trabalho com composições contemporâneas e desafios rítmicos, que perdura até o momento atual.

Um trabalho rico e abençoado, conduzido até aqui por pessoas, mas sempre guiado pelo amor de Deus.

Músicas da Festa do Centenário

- Que a luz de Cristo brilhe - Letra e música: Tom Fettke - Tradução: Jeanine Serenado e Jean Charles de Oliveira
- Sou grato, Senhor - Letra e música: Dan Burgess
- Levantai os corações ao alto - Letra e música: Carlos Cristovam Zink
- Sê fiel até a morte - Letra e música: Carlos Cristovam Zlnk
- Nas mãos de Deus - Luiza Cruz e João Dias de Araújo
- O largo da Ópera Xerxes - Haendel
- Rio na Judéia - Música: Jack Feldmann - Arranjo: John Leavitt - Texto: Linda Marcus - Tradução e adaptação: Juliana K. Heinrich
- O amor, nosso Lar - Letra e música: Steven Curtis Chapman - Arranjo: Mark Hayes - Tradução: Charles Ferre e Marcos Hamada
- Alegremo-nos no amor de Deus - Letra e música: Steve e Vikki Coor - Arranjo vocal: Wycleff Pires Viana
- Pai Nosso - Música: Carlos Cristovam Zink
- Pão da Vida - Letra e música: Carlos Cristovam Zink

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A Palavra de Deus é a única luz na escuridão desta vida. É Palavra da vida, de consolo e da toda bem-aventurança.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Nenhum serviço agrada a Deus, seja ele enorme, quando este fere o próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br