Vivendo o Natal
Para comemorar este tempo especial, segue uma sugestão de celebração natalina. O local é você que escolhe: casa, escola ou comunidade.
Material necessário para a celebração
- Altar (Bíblia, velas, cruz, flores)
- Um pinheiro e
- Um presépio com a manjedoura vazia
- Uma boneca (simbolizando o menino Jesus)
Preparação do ambiente
Um círculo de cadeiras, com o afiar no centro. Ao lodo do altar, um pinheiro, um presépio e a manjedoura vazia.
1. Saudação
A celebração começa do lado de fora do ambiente. Na entrada, cada pessoa recebe um ramo verde de pinheiro. Combine com antecedência, quem levará o menino Jesus até a manjedoura.
2. Canto: Quando completou-se o tempo (cancioneiro Uma canção de esperança, n°107) Enquanto cantam, as pessoas entram, formando um círculo ao redor do altar.
3. Invocação
Iniciamos esta celebração em nome de Deus, que nos quer bem; em nome de Jesus Cristo, que nasceu menino pobre numa estrebaria em Belém; e em nome do Espirito Santo, que nos anima a festejar, a cada ano, o Natal. Amém.
4. Leitura bíblica: Mateus 1.18-25, conforme a primeiro página desse número.
5. Refletindo
Dezembro chegou, trazendo com ele a magia do Natal. Enfeites nas janelas e portas, cheiro de doces e bolachas e pinheiros enfeitados indicam a sua chegada. Queremos renovar o esperança de um tempo de paz, através dos ramos verdes que trouxemos. Pedimos que cada um e cada uma chegue até a manjedoura e ajude a preparar, com os ramos verdes. o berço para receber o menino Jesus. Recebamos o menino com os braços abertos porque ele veio nos salvar!
6. Canto: Num berço de palhas (Cancioneiro Uma canção de esperança, n°109)
Durante o canto, a pessoa que está com o menino Jesus leva-o até o manjedoura, deitando-o, simbolicamente. sobre as nossas esperanças.
7. Oração
Todos e todas de mãos dadas ao redor do altar.
Querido Jesus, que bom que tu és o nosso melhor presente. Pedimos que estejas com todos e todas nós, fazendo renascer o Natal também nos outros dias do ano. Lembramos dos pessoas que não podem festejar plenamente o teu Natal, porque se encontram tristes e solitárias. Fortalece a cada uma delas para que não percam a esperança e possam sentir a tua paz. Amém.
8. Canto final e abraço da paz
Todos as pessoas cantam uma canção de Natal conhecida pelo grupo, desejando, através de um abraço, um abençoado, esperançoso e feliz tempo de Natal.
Maria Dirlane Witt