Vida Celebrativa - Ano Eclesiástico


ID: 2654

Três Características de Advento

Meditação

29/11/2010

Advento – contagem regressiva para o Natal

O Advento popular iniciou há tempo. A contagem regressiva para o Natal começa a cada ano logo depois do Dia das Crianças – pelo menos no comércio. Mas, no máximo na segunda metade de Novembro, a 25 de Março (Rua no Centro de São Paulo em que um grande número de lojas de enfeites, presentes e muitas bugigangas se concentra e atrai compradores dos quatro cantos da cidade, do estado e até de fora do estado) fica lotada de lojistas que querem lucrar com a revenda dos produtos e de clientes particulares que procuram enfeites para a casa e presentes para amigos e familiares. Mas, existem também tradições de advento que vieram do Cristianismo, mas hoje fazem parte do Advento popular: em 1º lugar, devemos mencionar as músicas de Advento e Natal, que hoje podem ser escutadas nos ambientes mais seculares possíveis e nas casas de muitas pessoas. Toda esta movimentação e costumes como comer panetone somente nesta época fazem parte do nosso Advento e Natal. E, à meu ver, não tem problema – precisamos apenas cuidar que estes hábitos e a correria não desviem a nosso atenção do foco principal de Advento...

Advento – espera ansiosa da volta do Senhor

O Advento Cristão é a Espera Ansiosa pela Volta do Senhor e pela implantação do Reino Glorioso de Deus. O profeta Isaías descreve este Reino de Deus no capítulo 10 com as seguintes palavras: “Lobos e ovelhas viverão em paz, leopardo e cabritinhos descansarão juntos. Bezerros e leões comerãoi uns com os outros, e crianças pequenas os guiarão.” (Isaías 11.6). Esperar ansiosamente esta nova realidadedescrita com muitas imagens e visões espalhados por toda a Bíblia,anunciada por profetase concretizada pela pregação, pelo exemplo de vida e pela própria crucificação e ressurreição de Jesus Cristoé Advento. Por isso, Advento não se restringe a uma época com a duração de um pouco mais do que 4 semanas no decorrer do ano litúrgico, mas toda a vida de um cristão convicto deve ser um advento. No entanto, existem tantas prioridades, desafios e preocupações na vida humana, que muitas vezes se perde este foco principal de vista. Por isso, a época do ano litúrgico nos convida a renovarmos a nossa esperança e a avivarmos nossas saudades e nossa paixão pela volta do Senhor e pela vinda plena do Reino de Deus tanto que elas permanecem vivas também nos outros 11 meses do ano.

Advento – arrependimento e preparação

O Lema do Mês de Dezembro nos lembra de um importante aspecto de Advento. Gostaria de enfatizar esta aspecto na presente reflexão:
Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus. (Mateus 3.2)
Arrependei-vos... não é um apelo que gostamos de ouvir. Num primeiro momento até parece não combinar com o nosso espírito de Adbvento. Se arrepender exige pensar sobre as próprias falhas, requer um reconhecimento de culpa e expressa o desejo de superar erros e evitá-los no futuro e inclui a disposição de pedir perdão. Arrepender-se não é nada fácil, mas gera frutos muito bonitos. Somos chamados de cultivar estes frutos também nesta época de Advento.

Quando conseguimos reconhecer nossos erros, investimos forças para pedir perdão e ajudamos a consertar as consequências negativas das nossas falhas Como conseqüência, a vida ao nosso redor se transforma em uma realidade mais verdadeira (na qual evidentemente acontecem erros com frequência) e ao mesmo tempo mais gentil e agradável, porque os erros se tornam superáveis. Arrependimento e perdão são os instrumentos/as chaves que possibilitam a convivência humana que não precisa negar os fatos. Pessoas que não têm a capacidade de perdoar ou não conseguem conviver mais com as pessoas com quais já tiveram alguma desavença ou precisam dos artifícios da mentira e do fingimento para continuar a conviver sem superar as barreiras nem tratar das feridas. Ambas as reações são muito comuns no meio em que estamos inseridos. E ambas elas provocam danos graves aos relacionamentos.

Na época de Advento, nos dedicamos à meditação sobre a volta de Cristo ao mundo e a consequente implantação plena do Reino de Deus, como já havia mencionado. Numa interpretação pessoal, eu entendo o apelo “arrependei-vos” mais como um convite. Através do nosso arrependimento e da nossa disposição de perdoar antecipamos a nova realidade proposta por Deus – o que significa viver Advento por excelência. E além de tornar o nosso ambiente de vida mais agradável, acaba nos preparando para a vinda do Reino de Deus: Na medida em que fazemos experiências encantadoras com a possibilidade de enfraquecer e combater a força destruidora e alienadora dos nossos erros através do arrependimento e do perdão, a nova realidade proposta por Deus sai do mero discurso e se torna realidade. Sentir este gostinho (ainda temporário e fragmentado) do Reino de Deus nos dá força e perseverança para vivermos rumo a este reino tão promissor e maravilhoso.

Um Feliz Advento a todos!

Pastor Matthias Tolsdorf, Pastor da IECLB
Paroquia Vila Campo Grande - São Paulo/SP

 


Autor(a): Matthias Tolsdorf
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7437

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Toda obra que não tenha por objetivo servir aos demais não é uma boa obra cristã.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Que todo o meu ser louve o Senhor e que eu não esqueça nenhuma de suas bênçãos!
Salmo 103.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br