Prezada comunidade reunida em torno da telinha, desejo que o amor de Deus, a paz de Cristo Jesus e a comunhão com o Espírito Santo esteja lhe abraçando neste momento.
Amanhã é véspera de Natal. Em tempos normais estaríamos em grandes correrias e incansáveis preparativos para as festas. Embora algumas pessoas ainda não acreditem nas limitações do momento, é hora de acalmar, parar, olhar para trás e construir em cima do que foi este tempo de Advento em meio aos cuidados de isolamento. É o momento de resignificarmos vários conceitos formados.
Quais estão sendo os resultados dos pequenos gestos deste tempo diferente? Nesta semana lembrei da Dona Elvira, amiga e membro de uma das comunidades luteranas no sul do Brasil. Ela certamente está hoje dando os últimos retoques no trabalho minucioso e lindo de confeccionar guirlandas de Natal. Faz um trabalho de arte, muito sensível. Isto envolve voluntariamente a ajuda de inúmeras senhoras da OASE o ano todo. Cada passeio, cada excursão, cada caminhada que se faz, sempre se vê alguém juntando alguma semente do chão nas matas e caminhos com o aviso: “Isso é pra Dona Elvira fazer as guirlandas”. São pinhas, sementes, flores secas, galhos retorcidos, tudo o que pode compor mais uma obra de arte. Ao acaso se juntam vários elementos que ajudam para o trabalho e alegria do final de ano. Vejam o que ensina o apóstolo Paulo: “E Deus, que dá a semente para semear e o pão para comer, também dará a vocês todas as sementes que vocês precisam. Ele fará com que elas cresçam e deem uma grande colheita, como resultado da generosidade de vocês”. (2Co 9.10)
Diariamente podemos colher sementes nos caminhos da vida. Podemos lembrar que as sementes lá estão porque Deus providencia a continuidade da vida. Assim como Deus é generoso em nos dar a semente da vida, podemos ser pessoas generosas que semeiam, colhem, ajuntam, dão adiante, tudo para que no final a guirlanda da vida – da sua vida e da minha vida – seja bela e atraente.
Resignificar – dar novo significado aos pequenos gestos – certamente contribuirá para que nossa vida seja bênção e boa semeadura para outras pessoas. E, observe, esse é um trabalho em mutirão, em equipe; um trabalho da comunidade de fé. Amanhã, na véspera de Natal, seja uma pessoa que semeia o amor e o perdão de Jesus, criança nascida, Senhor e Salvador da humanidade.
Oremos: Agradecemos a ti, Deus Eterno, pelas sementes dos minutos e segundos que nos dás. Que podemos agora falar contigo, olhar para esse mundo e para toda eternidade e dizer: Tu nasces como pequena semente para ser nosso Senhor. Dá a nós a paz. Dá forças e coragem de amar como Tu amas a gente. Dá a nós um coração de iniciativas de semear o teu Evangelho em todo lugar. Que teu Natal nos seja alegria e verdade, agora e sempre. Amém!
Que a paz de Deus, que supera todo nosso entendimento, guarde seu coração e mente em Cristo Jesus. FELIZ NATAL!