Mais uma vez, o tempo de Advento está aí. E o Natal se aproxima. Para uns podem até ser datas comuns e normais. Para outros, é um tempo especial para lembrar a ação amorosa de Deus em sua relação com a humanidade.
De certa maneira, essa época é parte da rotina de cada ano. Como tal, corre o risco de esvaziamento de significado e sentido. Aí, a ação amorosa de Deus, assumindo forma humana, deixa de vibrar no ser cristão. Há o risco da graça de Deus deixar de ter graça – fazer diferença – na vida cotidiana das pessoas.
Seja como for, fato é que tempo de Advento e Natal são percebidos de maneira distinta em relação a outros períodos do ano. Para quem preza sua fé em Deus, é uma época especial para rever princípios e maneiras de viver.
A ação de Deus quer traduzir seu reflexo para dentro da vida de quem nele crê. A misericórdia e o amor divinos querem verdadeiramente se tornar humanos na vida nossa de cada dia. Amor, justiça, paz... querem orientar e estar presentes em nossos relacionamentos.
Lembramos a palavra do profeta João Batista: “Preparem o caminho para o Senhor passar!” (Marcos 1.3). Preparo é algo necessário nas mais diferentes situações da vida: quando se busca um emprego, quando se vai à escola, quando se cuida de um almoço, quando se cultiva a terra, quando se vai à igreja... Preparo é algo fundamental também se desejamos cultivar bom relacionamento com Deus e as pessoas.
P. Dr. Claudir Burmann
Pastor Sinodal
reside em Joinville - Santa Catarina
Sínodo Norte Catarinense