Vida Celebrativa - Ano Eclesiástico


ID: 2654

Páscoa - vida viva

02/04/2004

 
Eles observaram a recomendação, perguntando-se o que significaria ressuscitar dos mortos. (Marcos 9,10)

Uma pergunta colocada antes da experiência da ressurreição de Jesus, sim. Mas, há diferença entre os discípulos e nós? Os aproximadamente 2000 anos da crença cristã mudaram alguma coisa para um entendimento melhor? Provavelmente não. Ainda há muita dúvida em relação ao significado da ressurreição, pois ninguém de nós vivenciou a ressurreição; ninguém conhece alguém que ressuscitou; ninguém sabe, por experiência própria, o que acontece depois da morte.

Deixar de falar, de pensar e de tentar entender, então, o que é a ressurreição? Não! Como o próprio Jesus falou muito da ressurreição, e não somente da ressurreição propriamente dita, é possível chegar cada vez, pelo menos um pouco, mais perto do que se trata.

Já a língua, ou seja, o significado da palavra, pode ajudar a entender o que esta expressão teológica ressurreição quer dizer. Esta palavra vem de ressurgir que é uma dedução de surgir. E isto traz os seguintes significados: levantar-se, erguer-se, crescer, brotar, nascer e aparecer.

Todos estes verbos aparecem nos sermões de Jesus e, muitas vezes, em relação direta à ressurreição. Mais conhecido, neste contexto, é a afirmação em João 12,24 onde se encontra a seguinte comparação: Se o grão de trigo não for lançado na terra e não morrer, ele continuará a ser apenas um grão. Mas, se morrer, dará muito trigo.

Entendo estas palavras como uma descrição da mudança que acontecerá com a morte. A vida acaba, mas não termina. Ela transforma-se em vida nova, em vida mais plena ainda. Todo isso sem perder as próprias características. Os genes do grão de trigo são os mesmos do talo e vão se espalhar ainda mais.

Olhando, neste momento, os textos da Bíblia que falam da ressurreição, percebe-se que ela significa uma transformação, com continuação da identidade da pessoa. Por exemplo, a história da Maria Madalena (João 20, 11-18) indica que a aparência de Jesus era diferente, mas a individualidade era a mesma de antes, pois Maria reconhecia Jesus pelas palavras e atitudes dele. Outros exemplos no mesmo Evangelho (capítulos 20 e 21) falam que os outros discípulos tiveram experiências bem semelhantes.
 

Ressurreição, então, pode ser explicada e entendida como uma transformação de vida em vida. Isto não significa um renascimento da pessoa; significa, muito mais do que isso, um retorno à vida que já existiu antes da morte. Ressuscitar, então, pode ser entendido como um reaparecer, uma volta à vida, um retomar da vida.

Ou, em relação à nossa própria vida: Vamos nos levantar de novo, vamos crescer ainda. A vida vai brotar de novo, e nós continuaremos a vivenciar o amor de Deus.

P. Gert Müller


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br