Vida Celebrativa - Ano Eclesiástico


ID: 2654

Páscoa passagem!

Meditação

05/04/2010


Para os israelitas passagem para a terra prometida!
Para os cristãos passagem da morte para a vida!

Páscoa com gosto de pipoca e de chocolate!
Páscoa é alegria! É a festa da vida!

Parece festa de criança com gosto de pipoca e chocolate. Assim Rubem Alves compara a Páscoa. A pipoca só é pipoca quando o milho se deixa transformar pelo calor do fogo.

O chocolate só é chocolate quando o cacau se deixa transformar e assume outra forma, outro sabor. Só quando passa pelo fogo o amargo se transforma em doçura. Só o processo de transformação pode dar ao cacau a doçura do chocolate e à pipoca brancura da neve, o formato de uma flor e o sabor da alegria.

Quem não passa pelo fogo fica sempre do mesmo jeito, a vida inteira.

Na simbologia cristã o milagre do milho de pipoca está representado pela morte e ressurreição de Jesus. A ressurreição é o estouro da pipoca. (Rubem Alves) A doçura do chocolate representa que o gosto amargo da morte que foi vencido.

Os relatos bíblicos de João 20.1-18; Isaías 65.17-25; e Atos 10.34-43
apontam para a necessidade da transformação. O profeta Isaías anuncia a esperança de novos tempos, novo céu e nova terra onde habita a justiça.

O evangelho de João nos ensina que a dor e o medo não podem impedir a continuidade da vida. Há que seguir os passos da vida. Por isso, bem cedo, no primeiro dia da semana, Maria Madalena se levanta e se põe a caminho. Apesar da tristeza da perda de alguém querido é preciso seguir em frente. Maria Madalena não sabe a surpresa que a vida lhe reserva, mas sabe que não é possível ficar trancada em casa. Ainda que haja uma pedra no caminho - há tarefas para cumprir! A vida segue o seu curso.

Essa experiência também nós já fizemos muitas vezes, quando perdemos alguém querido, quando perdemos o emprego,.. Mesmo com a sensação de que um turbilhão tenha tomado conta da gente, é preciso levantar e por se a caminho. A vida não pára! (Cazuza)

Para surpresa de Maria Madalena a pedra foi removida. Também nós, muitas vezes, somos surpreendidos com a retirada das pedras, dos obstáculos que pareciam intransponíveis, num primeiro momento. De repente uma porta se abre, uma luz no caminho...

Maria Madalena é um testemunho de fé, que mesmo em meio à dor, consegue por se a caminho, enxergar um sinal de esperança. É a primeira testemunha da ressurreição, pois continuou a perguntar, a instigar o que tinha acontecido. Não se conformou com o tumulo vazio. Ficou na porta à espera de uma resposta.

Pedro e o outro discípulo correram para o túmulo vazio e voltaram para casa com a sensação de vazio. Foi preciso Jesus passar pelas portas trancadas para libertar os discípulos do medo e devolver-lhes a esperança e a alegria.

O testemunho corajoso de Pedro na casa de Cornélio (Atos dos Apóstolos) em nada se compara com o sofrimento que ele passou com a morte de Jesus. Toda dor, toda dúvida, todo medo tem o seu tempo. Mas é preciso seguir adiante. Não dá para ficar parado, é isso que Jesus ensina mais uma vez aos discípulos. Pedro passou pelo fogo e se transformou em apóstolo que anuncia a esperança. Com coragem levou adiante o evangelho, a boa nova da ressurreição.

O apóstolo Paulo anuncia (1Co 15.19) que se a nossa esperança se limita a essa vida somos os mais infelizes dos homens. É preciso olhar para frente, para além do conhecido, para além dos muros que construímos para nossa segurança, que desabam num só momento quando nos sentimos ameaçados/as.

Páscoa rompe com as barreiras que nos impedem de enxergar além. Ali onde a vida acontece. Páscoa faz ressurgir uma vida nova com esperança.

Um novo olhar sobre vida. As crises são oportunidades de recomeçar a vida com um novo olhar. Elas não acontecem sem dor, mas depois da dor vencida a vida ganha novo sentido.

Páscoa acontece toda vez que nos erguemos e recomeçamos uma nova caminhada em direção ao futuro. A esperança no “futuro” - faz do “presente” - uma vida melhor. Muitos são os testemunhos de pessoas que passaram a viver uma nova vida a partir da experiência do fracasso, da dor, da morte. Mas que não permaneceram na dor. Olharam para o futuro.

Páscoa é Passagem pelas portas trancadas que se abrem em direção a um caminho novo. Em direção à festa da vida!

Feliz Páscoa! Cristo Ressuscitou e Vive! E por isso nós também viveremos eternamente.


Que assim seja a nossa fé e a nossa esperança.

Pa. Neusa Tetzner – Pastora da IECLB
na Com. Vale do Atibaia, Valinhos/SP
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Se reconhecemos as grandes e preciosas coisas que nos são dadas, logo se difunde, por meio do Espírito, em nossos corações, o amor, pelo qual agimos livres, alegres, onipotentes e vitoriosos sobre todas as tribulações, servos dos próximos e, assim mesmo, senhores de tudo.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Ó Senhor Deus, não há ninguém igual a ti. Tu és grande e o teu nome é poderoso.
Jeremias 10.6
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br