Vida Celebrativa - Ano Eclesiástico


ID: 2654

PÁSCOA: O QUE ISSO SIGNIFICA PARA VOCÊ?

Meditação

30/03/2015

Ele não está aqui, porque já ressuscitou como havia dito.  Venham e vejam o lugar onde o Senhor jazia.  Mateus 28.6

Queridas irmãs e queridos irmãos em Cristo!

Para o comércio a Páscoa está associada a coelho e ovos de chocolate. Muitas crianças (e muitas pessoas adultas também) conhecem a Páscoa somente nesta dimensão. E para nós, cristãs e cristãos, o que significa a Páscoa?

Páscoa é a FESTA da LIBERTAÇÃO. Páscoa é o eixo central da Bíblia. Páscoa é o ponto de partida da fé e da esperança da pessoa que sofre e que se sente humilhada.

Já muito antes de Cristo o povo judeu celebrava a Páscoa. O próprio Jesus celebrou a Páscoa com os seus discípulos antes de sua morte.

Na Páscoa, o povo judeu lembrava da sua condição de escravo no Egito, de como trabalhava nas grandes construções do faraó, no compasso do chicote, à base da fome, da morte de suas filhas e filhos, a espera de sua própria morte.

Mas Deus viu a aflição das pessoas do seu povo, ouviu o seu clamor, conheceu o seu sofrimento e desceu para libertá-las do Egito, para dar-lhe uma terra que fosse sua, em que pudessem trabalhar para si mesmo, usufruindo de sua produção. Com sinais e prodígios Deus tirou o povo das mãos do faraó. E @s escrav@s libert@s comemoraram a Páscoa, a festa da passagem da escravidão para liberdade, a FESTA da LIBERTAÇÃO.

Com a ressurreição de Jesus Cristo, Deus proclama em voz alta o seu 'sim' à vida, o seu 'não' à morte. A ressurreição de Jesus foi a Palavra definitiva de Deus contra todas as cruzes do mundo. Em Jesus, Deus viu a aflição de toda humanidade, ouviu o seu clamor e desceu para libertá-la. Deus mesmo assumiu a cruz e a morte, carregou sobre si o pior sofrimento humano: o abandono, a marginalização, o desprezo, a dor, a morte violenta.

A letra de um cântico diz: Porque Ele vive posso crer no amanhã, porque Ele vive temor não há. Ressurreição é alegria, é esperança. A noite já passou, a tristeza se vai com a boa nova da ressurreição. A incredulidade dos discípulos se transforma em fé. A vida vence a morte.

A vitória de Jesus é também a nossa. Toda nossa fé está na certeza da sua vitória na ressurreição. A Páscoa de Jesus torna-se também a sua Páscoa: um grito de alegria quando você estiver entristecid@, a certeza de vitória quando você achar que está derrotad@, a esperança presente na vida quando se sentir desesperad@, a luz que possibilita a visão para você quando achar que está ceg@.

Páscoa é tempo de alegria, é tempo de celebrar a vida. É tempo de afirmarmos nossa escolha em favor da vida, contra a morte e todas as forças que a produzem.

Que a Páscoa seja mais um momento para nós, como Sínodo Sudeste, firmarmos nosso compromisso com o Deus da vida.
 


Autor(a): P. Klaus Dieter Wirth
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 28 / Versículo Inicial: 6
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 32576

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
Cada qual deve se tornar para o outro como que um Cristo, para que sejamos Cristos um para o outro e o próprio Cristo esteja em todos, isto é, para que sejamos verdadeiros cristãos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br