Vida Celebrativa - Ano Eclesiástico


ID: 2654

O Velhinho

11/12/2014

“Conta-se que numa ocasião de inverno muito rigoroso, quando a neve caía fortemente, cobrindo as árvores e as casas, um velhinho perdeu-se em um pinheiral. As árvores brancas e gélidas não agasalhavam aquele velhinho que, por fim, caiu exausto e quase congelado diante da falta de proteção.

Felizmente, a poucos passos dali havia um casebre de madeira, de onde seus ocupantes, ouvindo gemidos, saíram dispostos a prestar qualquer ajuda. Foi quando encontraram o pobre velhinho encolhido sobre o seu pequeno fardo e o conduziram para dentro da casa, repartindo com ele o que de melhor dispunham entre roupas e alimentos.

Após tomar uma refeição quentinha que o reanimou, o velhinho retirou do interior do seu fardo algumas folhas quase secas, esmagou-as e com elas preparou um chá tão delicioso quanto reconfortante, repartindo-o com os demais. Passou ali aquela noite fria, dormindo na melhor cama e cobrindo-se com os cobertores mais espessos que possuíam. Foi, sem dúvida, um sono tranquilo e recuperador.

Ao amanhecer do dia seguinte, quando já o sol enviava os seus primeiros raios, as pessoas da casa, levantando-se, foram saber como o pobre velhinho havia passado aquela noite. Ficaram, entretanto, surpreendidos ao constatarem que ele não se encontrava mais na cama e nem em qualquer outro lugar da casa.

Mas sobre o fogão aquecido pousava um bule de chá fumegante e lá fora, bem ao lado do casebre, observaram que havia uma árvore plantada. Aquela era uma demonstração de reconhecimento e gratidão deixada pelo velhinho diante do muito que ali recebera.”

Estimados irmãos e irmãs! No Advento temos um novo clima no ar. Somos lembrados que a prática do bem abre portas nos relacionamentos. Somos gratos a Deus por gestos e atitudes que aproximam as pessoas. Como nos lembra Paulo: “não nos cansemos de fazer o bem...”. E como orienta João Batista: “preparem o caminho para o Senhor...”. Advento e Natal é tempo de fazer o bem e de preparação para a vinda do Senhor. Aproximemo-nos uns dos outros e façamos o bem, assim estaremos preparando bem a vinda do Salvador.

Abençoado tempo de Advento a todos!

Adenor Saatkamp é Pastor na Paróquia Corupá, em Corupá/SC


Autor(a): Adenor Saatkamp
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 31092

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É dever de pai e mãe ensinar os filhos, as filhas e guiá-los, guiá-las a Deus, não segundo a sua própria imaginação ou devoção, mas conforme o mandamento de Deus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Quando eu sofro, eu não sofro sozinho. Comigo sofrem Cristo e todos os cristãos. Assim, outros carregam a minha carga e a sua força é também a minha força.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br