Vida Celebrativa - Ano Eclesiástico


ID: 2654

"NÓS SOMOS O SEU PRESÉPIO E A NOSSA CASA É BELÉM"

05/12/2014

Será que o nosso coração está preparado para ser a “manjedoura” de Jesus?

Maria aceitou o chamado para ser mãe de Jesus sem exitar, e nós somos obedientes à vontade de Deus? Jesus nasceu na pobreza da estrebaria. Será que nós conseguimos entender e aceitar que Deus pode ser revelar mesmo no absurdo, no estranho, pobre e sem sentido para nós? Os pastores deixaram seus rebanhos e foram até Belém, O que nós “deixamos” para “visitar” o menino Jesus? Os sábios seguiram a estrela para encontrar o Salvador, e quantas vezes nós relutamos em procurar Jesus?

Interessante observar que umas das primeiras visitas que Jesus recebeu foram de pastores. Por que pastores? Por que não reis ou sacerdotes, os ricos ou famosos? Aqui temos um pouco sobre o mistério do Natal. Talvez, a razão da aparição aos pastores foi a de garantir que ninguém, absolutamente ninguém deve se sentir excluído do milagre de Natal. E se tudo isso foi entregue aos pastores, então porque não a todas as pessoas? A mensagem do Natal é para todos: o príncipe e o mendigo, o rei e o simples trabalhador, os ricos e os pobres, os graduados e os analfabetos.

Interessante observar que o milagre do Natal não é apenas que o Deus enviou seu Filho. Consiste também naquelas pessoas que vão ver e voltam, resultando assim em uma ação concreta a partir deste anúncio. Observamos nestes simples pastores muita atitude, quando não se contentam apenas em ouvir. Eles disseram uns aos outros: “Vamos a Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos deu a conhecer”. E se eles não fossem? E se depois da notícia recebida um olhasse pro outro, bocejasse e dissesse: “que interessante, qualquer hora dessas, quando não tiver mais nada pra fazer, a gente dê uma passadinha por lá”. E aí quem sabe ficassem por ali, sentados... Se assim fosse será que a alegria do Evangelho os encontraria da mesma maneira?

A mensagem do Natal quer nos contagiar. Qual será então nossa atitude? Qual será a SUA atitude? Você tem preparado o presépio do seu coração para receber Jesus? E a sua casa e família estão prontos para receber o Filho de Deus?

Geralmente quando recebemos uma visita especial, mas inesperada, se não temos pouso, arrumamos um “cantinho” mesmo que simples mas especial para essa visita. Quando Jesus estava para nascer o único lugar que seus pais encontraram foi uma simples estrebaria. Será que em nosso coração temos lugar para Jesus, ou “não há lugar, estamos lotados”?

Que Deus em seu infinito amor nos capacite para repensarmos e revivermos o verdadeiro Natal, o aniversário de Jesus Cristo. Abençoado Advento e Natal.

Paróquia Evangélica de Iraí/RS
 


Autor(a): Pa. Ettiene Cibele Mittanck
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 31042

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Assim como o fogo sempre produz calor e fumaça, também a fé sempre vem acompanhada do amor.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
A vida cristã não consiste em sermos piedosos, mas em nos tornarmos piedosos. Não em sermos saudáveis, mas em sermos curados. Não importa o ser, mas o tornar-se. A vida cristã não é descanso, mas um constante exercitar-se.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br