Vida Celebrativa - Ano Eclesiástico


ID: 2654

NATAL e o GÊNESIS

23/12/2014

Amigas e amigos, estive refletindo sobre o que é novo para o Natal de 2014. Gostaria de comunicar algo novo! Algo de novo para uma história repetida à exaustão no mundo ocidental dito cristão? Esquece!

Porém, pensando melhor, me caiu na vista, e não pela primeira vez, portanto não é novo, que o relato da criação (Gênesis) e o relato do nascimento de Jesus (Natal) começam com a mesma expressão “no princípio...”B’rachit(hebraico) e ‘enarche (grego) nos falam do início surpreendente e simplesmente inexplicável de uma nova ordem de absolutamente tudo. “No princípio” fala de reorganização, de fim do caos, do surgimento da luz. “No princípio” fala da vida.

Onde havia uma realidade disforme e sem conteúdo, passa a existir tudo aquilo que se vê e do qual se vive: a criação. Assim surge o mundo e a humanidade. Tudo segue seu rumo onde a liberdade de cada pessoa se faz notória. Diante da opção livre que temos como humanidade, o brilho da luz foi embaçada, encobrindo a beleza que somente a luz pode descortinar. A luz, que é vida e está na humanidade, fica oculta nos malfeitos, nos descaminhos, na falta de verdade e justiça. A falta de luz esfria o centro do coração de mulheres, homens, crianças e jovens; apaga o amor.

Amor é verbo. A recriação fala a nós do Verbo amoroso que, no princípio, estava com Deus e era Deus. Este Deus veio amar a humanidade colocando seus pés aqui no chão, entre você e eu. É NATAL porque “no princípio” a vida surge e é amada pelo Criador. Neste tempo somos lembradas e lembrados de que devemos amar a natureza, amar a vida, amar nosso País. É tempo de afastar as trevas que tiram nossa liberdade, que nos roubam a dignidade, que nos tornam reféns de governos corruptos e demagógicos. É NATAL de AMOR porque a liberdade que Cristo traz nos faz ver todos sem preconceitos, ao contrário da propaganda dos que pagam propagandas querem fazer ver nas pessoas cristãs.

Ajudar também é verbo. É NATAL,tempo em que somosmovidos a erguer os olhos e a levantar as mãos saudando o Verbo transformador, tempo de colocar mãos em ação. Sempre fomos conhecidos como um povo solidário. Este adjetivo, porém, está se tornando uma raridade. Com tanta corrupção institucionalizada – aqui no Rio de Janeiro apenas mais dois exemplos: Santa Casa e Cruz Vermelha –justamente ali onde deveria grassar a ajuda, há desvio. A saúde, a educação, o poder judiciário, teimosamente seguem caminhos idênticos. O Verbo, a Palavra, pode entrarem ação. Ajudemos pessoas, governantes e sistemas comprometidos com a mentira a se verem livres da angústia de viver escondendo seus malfeitos. Que sejam ajudados a se desvencilhar da triste sina de serem malfeitores e viver a paz da ordem, da reorganização da vida sob a luz de Cristo.

Renascer é mais um verbo. Intransitivo. Ou seja, não aceita complemento de ação. O Verbo, por sua ação soberana e por seu amor determinado, recria em nós a plenitude de todas as coisas. É ação externa que em nos faz acordar para a luz. É novamente vir à luz porque no NATAL alguém é dado à luz. Pessoas que vivem de bolsa família estão aqui, na rua, desocupados, maltrapilhos. Hordas de adolescentes estão na Lapa e nas praias porque nunca tiveram acesso à educação – porque não tinha lugar, porque não tinha merenda, porque não tinha professor, mas tinha corrupção – e ali aprendem a sobreviver de ações criminosas porque veem o exemplo que vem de cima. No nosso caso, pior, porque não tem Igreja que esteja comprometida com uma clara pregação do novo nascimento pela fé em Jesus Cristo, o Verbo que faz – Jahwe. Falo do novo nascimento não por obra humana, mas por resposta convicta de que a vida acontece em comunhão, em Palavra, em oração.

Amanhecer é verbo também. Mais umintransitivo que pode ser também predicado. Neste caso, sentir o amanhecer como um novo estado e condição de viver, é abrir-se para o novo. Por isso, quem sabe, oxalá, esse Natal traga realmente uma novidade. O Verbo Jesus veio reconstruir toda a humanidade em todos os seus caminhos – refazendo um início surpreendentemente inexplicável –trazendo as soluções simples que ficaram esquecidas em meio à escuridão das trevas. Embora os prenúncios não sejam muito animadores, no Brasil amanhecer é viver um mundo novo que vai além desta velha ordem falida e corrompida que vivemos nesta nação. Amanhecer é deixar o Verbo de Luz invadir nossa realidade da Paz que vem do alto.

NATAL é GÊNESIS.

... é tempo de nascer de novo... como “no princípio”...

... Feliz Natal!

 


Autor(a): P. Rolf Rieck
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 31240

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quem conhece Deus também conhece as criaturas, as compreende e as ama, pois, nas criaturas, estão as pegadas da divindade.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
A vida cristã não é mais do que Batismo diário.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br