Vida Celebrativa - Ano Eclesiástico


ID: 2654

Isaías 40.21-31 - 5° Domingo após Epifania - 07/02/2021

Caderno de Cultos 2021 - Sínodo Mato Grosso

07/02/2021

07/02/2021 – 5° Domingo após Epifania
Pregação: Isaías 40.21-31; Leituras: 1 Co 9.16-23; Mc 1.29-39
Missionária Cledimar Becker – Gaúcha do Norte - MT


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Sejam todos bem-vindos e bem-vindas!
Saúdo-os com a Palavra bíblica: “Jesus Cristo diz: Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida.” (João 8.12)
Que possamos com alegria e amor, acolher esta palavra, vivendo na luz de Cristo, por meio deste momento de culto!

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
20 – LCI – Jesus em tua presença

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Reunimo-nos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém!

CANTOS DE INVOCAÇÃO
252 – LCI – Vem, Espírito Santo

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS

Querido Deus, por meio da tua misericórdia que podemos nos achegar a Ti. Rendemos graças pelo Teu amor. Pedimos-te Deus bondoso, sonda o nosso coração, sonda nossas pensamentos e, percebendo aquilo que há em nós que não tem te agradado, transforma nosso ser! Dependemos do Senhor! Amém!

ANÚNCIO DO PERDÃO
Se você confessou de todo o coração que realmente é pecador, e deixou seus pecados aos pés da cruz, com o auxílio de Deus, lembre-se: alto preço foi pago na cruz, receba o perdão de Jesus!

KYRIE
Deus bondoso, somos gratos e gratas por tudo o que Tu és. Esteja conosco a cada novo dia. E que Teu Espírito Santo mostre-nos o caminho da Tua Salvação. Abençoa-nos querido Deus.

GLÓRIA IN EXCELSIS
Glorificamos a Deus cantando:

76 – LCI – Glória a ti, Senhor


ORAÇÃO DO DIA
Obrigado pela minha família, amigos, pelo pão de cada dia! Tu és a minha rocha e salvação! Fala conosco durante este culto, que a Tua Palavra nos oriente e nos traga uma vida verdadeira contigo! Somos gratos pois em Ti há esperança e alegria de Salvação! Em nome de Jesus, amém!

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS

1ª Leitura Bíblica: 1 Coríntios 9. 16-23

2ª Leitura Bíblica: Marcos 1.29-39


CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
171 – LCI – Ontem, hoje e sempre

PREGAÇÃO

As perguntas nos levam a uma profunda reflexão. Não é diferente neste texto proposto para hoje. No livro de Isaias encontramos três grandes divisões dos capítulos que refletem os acontecimentos do povo de Deus. O capítulo proposto descreve como se o exílio de Judá na Babilônia estivesse quase no fim.É um chamado a reflexão sobre o consolo verdadeiro, quem é o Senhor como Deus soberano, único e verdadeiro.
Os primeiros destinatários do presente texto viviam uma situação de desânimo. Já não tinham mais forças para esperar uma melhora da situação. Parecia que Deus estava ausente e até desinteressado pelo povo.
As perguntas do profeta nos levam a analisar como é pequena nossa fé. E, como é facil focarmos nos problema e esquecermos as grandes maravilhas de Deus.
Quero convidar cada um de nós, como comunidade, refletirmos o tempo que por nós é vivido. Cada ser humano tem suas lutas e vitórias. Cada ser humano ao longo da vida busca o sentido dela! Por mais difícil que possa parecer as situações, a Palavra de Deus vem como consolo e nos confronta a confiar verdadeiramente!
As perguntas que nos levam a refletir sobre a soberania de Deus, são as mesmas que nos chamam a estarmos atentos aos sinais de graça e paz que de Deus temos recebedido.
Por isso, vamos refletir na seguinte ilustração:
Certo homem ia toda quinta-feira à noite a uma piscina coberta. Ele sempre via ali um homem que lhe chamava a atenção: ele tinha o costume de correr até a água e molhar só o dedão do pé. Depois subia no trampolim mais alto e com um esplêndido salto mergulhava na água. Era um excelente nadador. Não era de se estranhar, pois, que meu amigo ficasse intrigado com esse costume de molhar o dedão antes de saltar na água?
Um dia tomou coragem e perguntou-lhe a razão daquele hábito. O homem sorriu e respondeu: “Sim, eu tenho um motivo para fazer isso. Há alguns anos, eu era professor de natação de um grupo de homens. Meu trabalho era ensiná-los a nadar e saltar do trampolim. Certa noite não conseguia dormir e fui à piscina para nadar um pouco; sendo o professor de natação, eu tinha uma chave para entrar no clube. Não acendi a luz porque conhecia bem o lugar. A luz da lua brilhava através do teto de vidro. Quando estava sobre o trampolim, vi minha sombra na parede em frente. Com os braços abertos, minha silhueta formava uma magnífica cruz. Em vez de saltar, fiquei ali parado, contemplando aquela imagem.”
O professor de natação continuou: “Nesse momento, pensei na cruz de Jesus Cristo e em seu significado. Eu não era um cristão, mas quando criança aprendi um cântico cujas palavras me vieram à mente e me fizeram recordar que Jesus tinha morrido para nos salvar por meio de seu precioso sangue. Não sei quanto tempo fiquei parado sobre o trampolim com os braços estendidos e nem compreendo por que não pulei na água. Finalmente voltei, desci do trampolim e fui até à escada para mergulhar na água. Desci a escada e meus pés tocaram o piso duro e liso... Na noite anterior haviam esvaziado a piscina e eu não tinha percebido. Tremi todo e senti um calafrio na espinha. Se eu tivesse saltado, seria meu último salto. Naquela noite, a imagem da cruz na parede salvou minha vida. Fiquei tão agradecido a Deus – que por me amar permitiu que eu continuasse vivo – que me ajoelhei na beira da piscina. Tomei consciência de que não somente minha vida física, mas minha alma também precisava ser salva. Para que isso acontecesse, foi necessária a cruz, aquela na qual Jesus morreu para me salvar. Ele me salvou quando confessei os meus pecados e me entreguei a Ele.”
“Naquela noite fui salvo duas vezes, física e espiritualmente. Agora tenho um corpo sadio, porém o mais importante é que sou eternamente salvo. Talvez agora você compreenda porque eu molho o dedão antes de saltar na água.”
A imagem da cruz nos lembra que em Cristo há esperança verdadeira e vida real. Essa esperança é profecia e se torna realidade! Deus não está ausente! Que o Criador conceda corações atentos a Sua grandeza e que pela Sua graça nos permita viver a nova vida em comunhão com Cristo! Amém!


HINO
582 – LCI – Há sinais de paz e de graça

CONFISSÃO DE FÉ
Como comunidade cristã, queremos confessar nossa fé nas palavras do Credo Apostólico:

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)

581 – LCI – Deus sempre me ama

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Senhor, renova em nós a certeza que estás conosco e que em nós possa haver um viver transformado pelo tua presença e que nos tornemos fieis a Ti! Tudo o mais queremos incluir em uma só voz na oração que Jesus Cristo ensinou a orar...

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o Senhor te abençoe e te guarde. Que Ele te oriente hoje e sempre, amém!
ENVIO
Vamos na paz de Cristo, amando e servindo a Ele com grande alegria e gratidão! Assim seja!

CANTO FINAL
632 – LCI – Se eu tiver Jesus ao lado


Autor(a): Missionária Cledimar Becker
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Domingo: Epifania
Perfil do Domingo: 5º Domingo após Epifania
Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 40 / Versículo Inicial: 21 / Versículo Final: 31
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2021
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 60379

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Porque nem eu nem tu jamais poderíamos saber algo a respeito de Cristo ou crer nele e conseguir que seja nosso Senhor, se o espírito não o oferecesse e presenteasse ao coração pela pregação do Evangelho.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Cristo, juntamente com todos os santos, assume a nossa forma pelo seu amor, luta ao nosso lado contra o pecado, a morte e todo o mal. Em consequência, inflamados de amor, nós assumimos a sua forma, confiamos em sua justiça, vida e bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br