“Mostra-nos, Senhor, a tua misericórdia e concede-nos a tua salvação”. (Salmo 85.7)
Quando chega o mês de dezembro, vem logo à nossa mente a celebração do Natal. Mas antes dele, há quatro semanas de preparação, de meditação, de rememoração, que impulsionam em nossos corações muita alegria, gratidão, esperança, bem como avaliação, recomeço e perdão. Cabe o cuidado para não queimarmos etapas nesse processo de preparação, e não antecipar, mas celebrar cada tempo como parte de um conjunto.
Há um hino muito bonito em nosso hinário que tenta descrever o que significa esse tempo: “Advento é tempo de preparação, de abrir caminhos para o Deus criança. É estar disposto a ajudar um irmão e a uma irmã encher de esperança. Advento é tempo de avaliação, de unir caminhos e a acertar estradas. É tempo certo p'ra pedir perdão e perdoar, seguindo de mãos dadas. Advento é tempo de transformação, mudar caminhos para um mundo novo. É ver que o amor de Deus é doação, e a novidade é para todo o povo. Advento é tempo de decoração, florir caminhos, aplainar colinas. Encher de amor e luz o coração para espalhar nas noites natalinas” (LCI 358).
Nesse tempo recebe destaque a tão significativa Coroa de Advento. Ela é formada por um círculo com quatro velas e enfeitada com ramos verdes e laços vermelhos. No primeiro Domingo de Advento acende-se uma vela, no segundo duas, e assim por diante. A luz crescente indica a proximidade do Natal, quando a luz de Cristo, a luz da salvação, brilha para toda a humanidade. O círculo (coroa), sem começo nem fim, simboliza a eternidade e a salvação alcançada. Os ramos verdes, por sua vez, simbolizam a renovação da esperança e os sinais de vida que se renovam.
Sua família tem o hábito de fazer a Coroa? Não? Que tal recuperarmos essa prática? Faça-a junto com a família! E, assim, ao redor dela tiremos um tempo para lermos ou cantarmos o hino acima, bem como para lermos os textos bíblicos indicados para cada domingo. Seguem abaixo: 1° Domingo: Jeremias 33. 14-16; 2° Domingo: Lucas 3. 1-6; 3° Domingo: Filipenses 4. 4-7; 4° Domingo: Lucas 1. 39-45.
Feliz Advento!
Em Cristo, P. Alberi Neumann