Fico me imaginando agora, já no advento, meu primeiro natal sem a presença física de meu pai e minha mãe ou de outras pessoas da família. O primeiro natal em que os cheiros não serão os mesmos, os gostos, o abraço será a voz ouvida pelo telefone ou, quando muito, visto através das câmeras das redes sociais. Certamente não sou a única pessoa a vivenciar essa situação, mas cada sentimento para cada pessoa é único... Claro que fui abraçado muito carinhosamente pela Comunidade de Campinas-SP, onde agora, finalizo meu Período Prático de Habilitação ao Ministério... Meu natal será distante de família, mas preenchido por essa que me acolheu muito ternamente!
Abrir o coração assim, certamente me arranca uma lágrima em meu rosto, mas o aconchego dado por Deus através das pessoas que coloca em nossa vida supre essa falta! Porém, com isso, quero chamar atenção para o sentimento de abandono, dor e depressão que vivem milhares de pessoas ao nosso redor.
Nós cristãos e cristãs, cremos em um Deus que se fez humano, que foi chamado desde antes de Seu nascimento de Emanuel:
Isaías 7.14
Por isso o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho,
e o chamará Emanuel.
Emanuel, no hebraico, quer dizer Deus conosco! Deus conosco nas adversidades, nas alegrias, no advento da vida... através do novo e da antiga mensagem da Salvação, que a cada dia se torna nova, que a cada Natal preenche nossos corações de paz!Porém, o Deus Emanuel é conosco... não só comigo ou contigo, é Deus entre nós que se faz vivo através de nós, no amor que dele espelhamos!
“...e inundarão Judá cobrindo tudo até o pescoço. Seus braços abertos se
espalharão por toda a tua terra, ó Emanuel! Isaías 8.8
Nossa tarefa, como pessoas que creem no Deus Emanuel, é resgatarmos da solidão, do medo, da tristeza pessoas que vivem nessa situação... é ser abraço que acolhe, palavra que aconchega, dar o pão que alimenta corpo e alma...
Se já pudemos sentir como é bom ser acolhido, por que não acolher a quem ainda necessita? Por que não espalhar por toda a terra o amor que se doou de braços abertos por todos e todas nós?
Advento e natal são períodos que nos sensibilizam pra vida... Que nesse período possamos viver o amor de Deus, que é conosco e pode ser com quem cruzar por nosso caminho!