Vida Celebrativa - Ano Eclesiástico


ID: 2654

Deixai a luz acesa

28/11/2011

Assim cantamos no advento de Cristo:
Como hei de receber-te, benigno Redentor?
O mundo anseia ver-te, meu Rei, meu Salvador.
Jesus, vem, me ilumina!
Em mim vem acender a tua luz divina, que assim te possa ver
.” HPD 1, n.1
Celebramos o Advento, tempo litúrgico que dá início ao ano da igreja, um tempo de meditação profunda sobre a vinda do Salvador, tempo de preparação para o Natal. Nas celebrações deste tempo litúrgico, cuja cor é a roxa, usamos o símbolo da Coroa de Advento, com suas quatro velas que são acesas a cada domingo, a cada celebração.
Também é a partir do primeiro domingo de advento que muitas famílias enfeitam suas casas, penduram enfeites nas portas, marcando este tempo de preparação, tempo de alegria, tempo de paz e luz.
Um símbolo muito usado na época de advento é a vela. Ela está sob a coroa de advento, nos altares das igrejas, também em nossas casas, nas decorações natalinas. Algumas comunidades até celebram um culto especial à velas. Advento e Natal sem vela não tem graça. Como é bom quando as luzes são apagadas e, com as velas acesas, cantamos hinos próprios para esta época, oramos, meditamos, deixamos a Palavra de Deus tocar e transformar nosso ser. Precisamos desta luz que irradia vida nas noites de celebração, precisamos desta vela que é acesa e lembra a luz de Cristo que veio ao mundo para anunciar um novo jeito de ser, proporcionar nova vida às pessoas com o seu convite: “Vocês são a luz para o mundo ...” Mt 5.14-16.
No advento, proclamamos a certeza da vinda do nosso Salvador. Como canta a tradição da igreja:
Mui breve, em sua glória, o vosso Rei virá; em júbilo e vitória, a dor transformará.
Sim, ele ajudará: Deixai a luz acesa, vivendo na certeza: Jesus bem perto está.
” HPD 7, estrofe 5.
Tempo de advento nos convida a deixar a luz acesa, não só de enfeites, de velas, mas de todo o nosso ser. A luz de Cristo que brilha em nossa vida nos garante que ele, o nosso Rei, virá e todo pranto, maldade e dor acabará. Celebramos o ano litúrgico lembrando as ações amorosas de Jesus Cristo por nós, do cuidado de Deus para com seu povo, da esperança que não desanima. Agora, quando este novo ciclo da igreja inicia com o tempo de Advento, testemunhamos que a Luz de Cristo tudo transforma, toda escuridão e trevas não tem lugar diante da gloriosa Luz que traz vida, renovação, anima e guia o povo: “O povo que andava na escuridão viu uma forte luz; a luz brilhou sobre os que viviam nas trevas.” Is 9.2. Diante desta boa-nova da luz que invade as trevas testemunhamos com o salmista: “Deus é a minha luz e a minha salvação, de quem terei medo?” Salmo 27.1.
Que também você possa, em sua casa, em sua comunidade, celebrar este tempo de advento permitindo que a luz de Cristo, que brilhou com seu nascimento e nem a escuridão da morte apagou sua chama, transforme as realidades de escuridão e maldade à sua volta. Que a luz de Cristo brilhe em tua vida te envolva em amor. Deixe a luz em teu coração acesa! Passe essa luz adiante e irradie paz e alegria ali onde ainda existe dor e opressão.
Celebremos com alegria este tempo de Advento, louvando todos juntos:
Abertas, meu Jesus estão as portas do meu coração.
Ó entra em mim, vem me salvar, e paz divina derramar!
Ó guia-nos à tua luz por teu Espírito, Jesus!
O nome teu, Senhor, louvamos com fervor
.” HPD 5, estrofe 5.
 


Autor(a): Cristina Scherer
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 14 / Versículo Final: 16
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 11847

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Fale em favor daqueles que não podem se defender. Proteja os direitos de todos os desamparados.
Provérbios 31.8
REDE DE RECURSOS
+
O amor ao próximo não olha para o que é próprio. Também não olha se a obra é grande ou pequena, mas considera apenas a sua utilidade e a necessidade para o próximo ou para a Comunidade.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br