Vida Celebrativa - Ano Eclesiástico


ID: 2654

Ajeitando o pinheirinho!

27/11/2019

O fim de ano se aproxima! Lembro-me da infância, quando a mãe retirava de cima do guarda-roupas um velho pinheiro artificial, sem muita graça e desbotado. Ele precisava ser armado. Em seguida, era aberta uma velha caixa de papelão. Ali estavam depositados os enfeites de Natal: Velhos suportes de lata para velas, bolas de vidro finíssimo, quase impossíveis de lidar sem causar algum dano, cordões dourados e prateados, uma velha estrela cintilante. Lentamente, o pinheiro - meio sem graça - ganhava um colorido especial. Enchia-se de vida a partir dos pequenos toques e retoques. Debaixo do pinheirinho, um presépio de cartolina. Novas eram somente as mexas de algodão, alusão à neve na terra dos ancestrais. Também o que se “renovava” ano a ano era alegria do Natal. Confesso que, na minha infância a alegria estava em torno da expectativa dos presentes. Como criança, a questão era sempre a mesma: O que vou ganhar? O tempo passou. As recordações permanecem vivas, tanto na mente, quanto no coração. É o meu tesouro. Mas, também dou graças por amadurecer. Hoje a alegria (para alguns, a preocupação) está mais no “dar” do que “ganhar”. Natal é tempo de doação. Natal é tempo de Amigo Secreto. Fica ainda melhor quando entendemos (e aceitamos) que o maior e melhor presente não é aquele que damos ou recebemos dos outros... Deus nos presenteia com seu Filho, Jesus. O oculto é revelado. Não é um presente palpável. É mais um sentimento profundo, profundíssimo que marca não somente esse período, mas o ano inteiro. Eis o desafio... Experimente o Advento. Prepare o seu coração para a chegada do Menino Salvador.


Autor(a): P. Euclécio Schieck
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Garuva-SC (Martinho Lutero)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Testamento: Antigo / Livro: Miqueias / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 2
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 54320

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Não somos nós que podemos preservar a Igreja, também não o foram os nossos ancestrais e a nossa posteridade também não o será, mas foi, é e será aquele que diz: Eu estou convosco até o fim do mundo (Mateus 28.20).
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Mateus 5.9
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br