Há milhares de anos foi anunciada a vinda do filho de Deus. Há 2020 anos atrás a profecia deixou de ser uma promessa e cumpriu-se na vinda de Jesus Cristo. Isaías anunciou (Is 11.1ss) que do tronco de Jessé sairia um rebento que viria com Espírito de sabedoria e entendimento. Jesus veio e entende tudo o que estamos passando neste ano tão atípico.
Muitas mudanças de hábitos tivemos que implantar na vida pessoal e coletiva. A confraternização natalina terá que ter um outro jeito de se encontrar. Os presentes serão entregues, talvez, de outras formas. Mas uma coisa não mudou: o nascimento de Jesus.
Advento é tempo de lembrar que Natal é a festa da vida. Vida que veio para, a cada ano, renovar a vida em nós. Este Natal é o encontro da esperança entre nós.
Advento é tempo de preparação. Preparar a vida por dentro e por fora na esperança do que há por vir: a vida eterna. A festa da ressurreição tem que ser preparada.
Estamos com sentimentos de temor, mas a presença do filho de Deus em cada momento de nossas vidas tem que ser reafirmada. O amor de Deus por nós é maior que o nosso temor. Não permita que o medo aflorado nesta pandemia te domine e te tire a esperança da vida em Cristo Jesus. Agora é Advento, anúncio de que Deus se fez presença em nós, é encontro das vidas e vida em nós. Sorria, Jesus não se ausentou de nossas vidas. Ele permanece conosco em tudo o que já passamos e para todo o sempre. Abençoado tempo de Advento.
Pa. Mayke Marliese Kegel
Pastora - Capelania da Saúde - Hospital Dona Helena
em Joinville - Santa Catarina, onde reside
Sínodo Norte Catarinense