Vida Celebrativa - Ano Eclesiástico


ID: 2654

Advento anuncia a volta de Jesus

Meditação

03/12/2004

Mais uma vez estamos vivendo o tempo de Advento - quatro semanas antes do Natal. O Advento aponta para Jesus como Messias e a sua missão redentora, a qual lhe custou a própria vida. Na reflexão de hoje, queremos ouvir sobre um aspecto importante do Advento que é a esperança pela volta de Jesus e o estabelecimento definitivo do reino de Deus. O que os evangelhos nos dizem sobre o Cristo que há de vir?

Antes de ir para junto de Deus, Jesus prometeu voltar um dia.

Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um conforme as suas obras (Mt 16.27);
Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu com poder e muita glória. E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus (Mt 24.29-31)

; Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que onde eu estou estejais vós também (Jo 14.2-3).

Apesar de muitos serem incrédulos quanto à volta de Jesus, os cristãos crêem e testemunham que Jesus virá um dia. Ele mesmo assegurou que pode passar o céu e a terra, mas as suas palavras não passarão (Mt 24.35). Ele irá cumprir a sua palavra.

E quando Jesus vier, todos o verão vindo sobre as nuvens revestido do poder e da glória de Deus. Ele virá buscar e salvar os que creram nele. Os cristãos serão levados por ele ao reino celestial de Deus e lá viverão para sempre com Jesus.

Mas quando Jesus vai voltar? Essa é uma informação que todos gostariam de saber. Mas ninguém sabe. Jesus disse: Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai (Mt 24.36).

A única coisa que sabemos é que Jesus disse que antes da sua vinda, no qual também acontecerá o juízo final e o fim dos tempos, alguns sinais iriam indicar que ela estaria próxima. Esses sinais iriam acontecer em várias partes do mundo. Será um tempo de grande tribulação como nunca houve.

Alguns desses sinais serão: enfraquecimento do amor e crescimento do pecado e do mal, indiferença e incredulidade em relação a Deus e a sua vontade, guerras, fomes, terremotos e outros cataclismos, aparecimento de falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar os cristãos, perseguição e morte de cristãos (Mt 24), etc. Mas quando isso acontecer, Jesus disse que ainda não será o fim. Antes da sua vinda, o evangelho da salvação em Jesus Cristo será pregado a todas as nações (Mc 13.10). Podemos dizer que esses sinais já vem acontecendo e servem de alerta.

Importante é que, enquanto Jesus não voltar ainda é possível ouvir a pregação do evangelho da salvação de Cristo, crer nele e fazer parte do povo o qual Deus prometeu dar vida eterna.
 

Cada pessoa é livre para querer ou não a salvação, para crer ou não na volta de Jesus. Os que crêem em Jesus serão salvos e os que não crêem não serão salvos (Mt 13.40-43,47-50; 25.31-46). É preciso que fique bem claro uma coisa: quando Jesus voltar, a salvação não será mais possível.

Seria prudente de nossa parte crermos em Jesus e preparar-nos para a sua vinda. Jesus disse que quando viesse gostaria de encontrar todos crendo nele, fazendo a sua vontade, esperando e preparados para encontrar-se com ele. Que assim seja!

ORAÇÃO: Senhor Jesus! Esteja comigo nesse tempo de Advento e faça com que eu tome mais consciência da tua volta. Que o Espírito Santo que enviaste renove a minha fé e esperança em ti. Que o Advento seja o início de um novo tempo na minha vida, na minha família, na humanidade toda. Venha o teu reino, Senhor! Amém.

P. Eldo Krüger


Autor(a): P. Eldo Krüger
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Domingo: Advento

Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7367

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Nós não anunciamos a nós mesmos. Nós anunciamos Jesus Cristo como o Senhor.
2Coríntios 4.5
REDE DE RECURSOS
+
Procuremos sempre as coisas que trazem a paz e que nos ajudam a fortalecer uns aos outros na fé.
Romanos 14.19
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br