HPD Nº 1, 10, 27, 48, 63, 65, 76, 80, 87, 142, 143, 208, 230, 242, 274
Nasceu: 9 de abril de 1598, Groß-Breesen/Niederlausitz, Prússia (perto de Guben an der Neiße). Faleceu: 23 de fevereiro de 1662, Berlim, Alemanha. Sepultado na Nikolaikirche, Berlim, Alemanha.
Johann Crüger começou a estudar teologia em Wittenberg em 1620. Porém já no ano de 1622, ele foi chamado para o cargo de diretor de música e organista da Nikolaikirche (Igreja de São Nikolau) em Berlim, onde permaneceu até 1662.
Crüger compôs trabalhos de música sacra para execução coral e instrumental. Também era um musicólogo e escreveu sobre a teoria e prática de música. Os resultados mais duradouros ele conseguiu como autor de muitas melodias de hinos. Por isso foi chamado de o mais importante criador de melodias da Igreja Evangélica após Lutero (Christian Mahrenholz). Em 1640, Crüger editou um hinário, intitulado Newes volkkömliches Gesangbuch Augsburgischer Confession (que a partir da 2ª edição em 1647 recebeu o título de Praxis Pietatis Mélica). Com suas 44 edições (a última em 1736) tornou-se o campeão de edições de hinários na Igreja Luterana.
Nos anos de 1657/58 Johann Crüger preparou a coleção de Salmos Psalmodia Sacra, atendendo assim a comunidade calvinista na corte do Príncipe Eleitor Friedrich Wilhelm de Brandenburg.
Os hinários editados por Crüger contém os principais hinos luteranos do século XVI, acrescidos por novos hinos espirituais e confortantes (Geist- und Trostlieder). Isto condiz com o duplo destino de suas coleções para edificação em cultos tanto nas igrejas quanto nos lares (zur Beförderung sowohl Kirchen- als Privatgottesdienstes). Com isso os hinários, que até então eram privilégio de pastores e cantores, a partir desta época passaram também para as mãos dos membros das comunidades (algo que bem mais cedo já acontecia nas igrejas calvinistas).
Além disso é relevante que Johann Crüger era um dos primeiros compositores que se interessou pelas criações dos poetas de sua época, p.ex. de Johann Heermann (já desde 1640) e de ►Paul Gerhardt (a partir de 1647), de ►Johann Franck e ►Johann Rist, além de outros. Como outros mestres de sua época, assim também Johann Crüger fez uso de novos ritmos singulares, a fim de sublinhar o conteúdo das poesias através das melodias.
No nosso hinário Hinos do Povo de Deus encontram-se as seguintes melodias de Johann Crüger:
Nº 001 (de 1658) Como hei de receber-te, benigno Redentor – de ►Paul Gerhardt;
Nº 010 (de 1640) Quando as estrelas vão dormir – de ►Gerhard Fritzsche, trad. de ►Lindolfo Weingärtner,
Nº 027 (de 1656) Ergue-te, minh'alma, e canta – de Paul Gerhardt
N° 048 (de 1640) Ó meu Jesus, que mal tu cometeste – de ►Johann Heermann,
Nº 063 (de 1653) Desperta! A noite há de ceder ao sol – de ►Laurentius Laurenti,
Nº 065 (de 1647) Desperta em alegria, minh'alma, com louvor – de Paul Gerhardt,
Nº 076 (de 1662) Espírito, Verdade, em nós vem habitar – de ►Philipp Spitta,
N° 080 (de 1653) Vem, hóspede bendito, fiel Consolador – de Paul Gerhardt,
Nº 087 (de 1647) Louvado seja Deus, Senhor onipotente – de►Johann Olearius,
Nº 142 (= a melodia do Nº 080) Ó vinde convidados – de ►Ernst Moritz Arndt,
Nº 143 (de 1649) Orna-te, minh'alma amada, deixa as trevas – de ►Johann Franck,
Nº 208 (de 1653) Ó minh'alegria, Salvador e guia, meu Senhor Jesus – de Johann Franck,
Nº 230 (= a melodia do nº 208) Só em Deus confia. Ele te auxilia – de ►Johann Kaspar Schade,
Nº 242 (de 1647) Dai graças ao Senhor, louvai seu nome santo – de ►Martin Rinkart,
Nº 274 (de 1653) Louvor rendamos, nós, que a Deus honramos! – de Paul Gerhardt.
Fontes:
- W.Blankenburg, artigo Crüger, Johannes em RGG³, Volume I, coluna 1887, Tübingen, 1957 .
- www.cyberhymnal.org/