Quaresma - Tríduo Pascal - Tempo Pascal



ID: 2656

Semana da Páscoa

06/04/2009

TEXTO: Lucas 23.26-49 e Isaías 53

INTRODUÇÃO: A GRAÇA -

Certo homem, preocupado com a situação religiosa de sua alma, adormeceu e sonhou. Estava no céu onde se realizava o juízo. O Juiz Supremo estava sobre o trono. As milhares de almas desfilavam em sua presença augusta. Afinal, uma balança foi trazida na presença do Juiz. A seguir trouxe um enorme livro. Nele estavam registradas todas as boas obras do homem, motivo pelo qual ele se encheu de ânimo e alegria. Fechado, foi posto no prato da balança, que com o peso abaixou.

Outro livro veio às mãos do Juiz. Suas páginas também foram examinadas. Nelas se registravam as más ações daquele pecador. Fechado, foi posto no outro prato da balança. O seu peso foi tal que levou o primeiro prato às alturas. Que mal teria eu praticado? Murmurou, ao tomar em suas próprias mãos o grande livro. Interessou-se pelo seu conteúdo e ao folheá-lo ficou desesperado, pois eram tantas as suas folhas, eram tantos os seus delitos. “E quem me salvará agora? Eu que confiei nas boas obras para a salvação!” Enquanto se desesperava, uma mão firme e poderosa arrancou-lhe das mãos o livro, abriu-o e, página por página, borrou-o com sangue, apagando todas as inscrições de dívida. E uma voz clamou: TUDO DE GRAÇA! TUDO DE GRAÇA, eu morri por teus pecados e derramei o meu sangue para livrar-te da pena eterna. Acordou. Era apenas um sonho, mas que serviu para tirá-lo do caminho errado das boas obras para a salvação e, lançá-lo no caminho certo da salvação pela GRAÇA, mediante a fé em Jesus Cristo.

1 – EIS QUE A PROFESSIA SE CUMPRE (Isaías 53.)

No mundo daquela época, a grande expectativa era a vinda do messias, mas o messias veio e não se aperceberam! Antes gritaram crucifica-o, crucifica-o! Mas tudo isto fora a vontade de Deus. Era necessário que o Filho do homem padecesse muitas coisas e sofresse, e fosse morto! Jesus por algumas vezes havia dito isto para os discípulos e eles não o entendiam! Jesus veio para fazer a vontade de Deus. Ele mesmo disse: João 5:30 Eu nada posso fazer de mim mesmo; na forma por que ouço, julgo. O meu juízo é justo, porque não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me enviou.

João 6:38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou. Jesus sempre buscou a vontade do Pai. A vontade de quem nós buscamos? A vontade de Deus ou a nossa mesma! Ou dos homens? Precisamos estar crucificando diariamente o velho homem! Com os seus desejos. Em Ef 5.16 digo-vos andai no espírito jamais satisfareis os desejos da carne” . isto implica em renúncia dia a dia, deixando Deus agir e guiar nossas vidas. Quando nossa vida for guiada por Deus, também experimentamos as bênçãos da obediência. Estando certo de que a palavra de Deus sempre se cumpre. No V 27 diz: seguia-o numerosa multidão do povo. Também mulheres que choravam e lamentavam por o que estava acontecendo... Precisamos ser daqueles que seguem a Jesus, não por curiosidade, nem por religiosidade, mas por convicção, de que no filho de Deus Jesus Cristo temos o perdão, reconciliação e salvação. A verdadeira esperança da vida eterna. Para muitas das mulheres que seguiam a Jesus, era pesado ver Jesus sendo crucificado! Mas Jesus lhes reponde: chorai por vós mesmas: quer dizer olhai por vós mesmas se tendes certeza da vida eterna, estão preparadas para enfrentar a morte para vida eterna? Todo ser humano anseia por vida, quando somos acometidos por uma doença grave, muitas vezes temos medo de enfrentar. Se pudermos escolher, escolhemos a vida. A medicina está estudando formulas que prolonguem a vida, que lhes dê vida eterna. A verdadeira vida não está em fórmulas, ela está a disposição de todo ser humano a partir de uma voz que expirou na cruz! ESTÁ CONSUMADO! A salvação está pronta, nenhum ser humano precisa fazer algo para merecer a salvação, a salvação está pronta em Jesus Cristo nosso Senhor. Ele deu o grito de vitória, o grito da verdadeira vida.

Por isto o que vamos escolher? Vida ou morte!

Desde que entrou o pecado no mundo, a morte perpassa a todo ser humano! Diz a palavra de Deus: Rm 5.19 – porque, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim, também pela obediência de um só (Jesus), muitos se tornarão justos. O mundo oferece toda liberdade, vale tudo, posso fazer de tudo, e tudo o que quero! A palavra de Deus diz: Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convém, todas as coisas me são lícitas mas não me deixarei dominar por nenhuma delas 1 Co 6.12 e 10.23 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convém, todas são lícitas, mas nem todas edificam.

O mundo procura por vida, anseia por vida, então se lançam em toda a sorte de experiências, que o mundo oferece dizendo ser a plena liberdade! Liberdade é fazer o que você quer e gosta de fazer! As conseqüências desta liberdade é a morte, natural e espiritual. Como tu encaras a morte de Jesus ? o que para ti significa morte e ressurreição de Jesus ? apenas, ou simplesmente, um feriado onde posso, pescar, comer carne de peixe! Ou realizar qualquer outro tipo de criatividade ou de lazer! O que vamos escolher? Vida ou morte? Verdadeira vida somente em Jesus , a morte não preciso fazer nada, simplesmente deixar o barco correr! A decisão é tua é de cada um. Se pudermos escolher, escolhemos a vida deixando de lado os desejos do mundo com o velho homem pecador e um ressuscitar com Jesus para um novo homem perdoado por Deus, justificado por Deus mediante a fé nele, com conceitos diferentes das do mundo; Lutero dizia: antes de conhecer a Jesus não posso não pecar, depois de conhecer a Jesus – posso não pecar. Esta escolha para vida, precisa estar acompanhada diariamente pela leitura da palavra de Deus e pela oração, pela comunhão com os irmãos na fé. E tudo que vemos e convivemos precisa passar pelo crivo e ótica da palavra e vontade de Deus, para que porventura não façamos o que seja do vosso querer.

Portanto, a escolha que fazemos neste mundo, traz conseqüências: se escolhermos viver a liberdade que o mundo nos oferece, as conseqüências são muitas vezes mais dores e doenças, conseqüências de atos pecaminosos e uma vida eterna longe da presença de Deus. E se aceitamos a liberdade em nos submeter a palavra e vontade de Deus já neste mundo: as conseqüências serão experimentar do perdão de Deus e do próximo, vivendo uma vida de paz e amor e na vida porvir Ter neste mundo a certeza da vida eterna. Experimentamos já aqui um pouco do céu.

Qual tem sido a nossa escolha até hoje? Vamos continuar andando neste caminho, ou vamos pedir que Deus nos ajude a mudar de vida? Podemos escolher, morrer como os dois malfeitores ou morrer como Jesus, tendo a certeza da vida eterna, nunca é tarde demais, antes da morte ainda podemos fazer esta decisão como um dos malfeitores o tem feito. Mas não podemos deixar para amanha, esta decisão, porque hoje é o dia da salvação, hoje é o dia de sermos salvos. 2 Coríntios 6:2 (porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação). Não vamos deixar para amanhâ!!!

A verdadeira vida está em Jesus Cristo, não está em nenhum ser humanos, ela está no morrer e ressuscitar com Jesus. Que Deus nos ajude nesta escolha, porque seremos responsáveis diante dele pelos nossos atos e ações no dia do juízo. A VERDADEIRA VIDA ESTÁ EM JESUS. O FILHO DE Deus que se entregou por nós, para que nós tenhamos verdadeira vida em e a partir de Jesus. Não vamos deixar que o dia do juízo caia sobre nossas cabeças, mas antes vamos nos entregar aquele que julga retamente: JESUS CRISTO: que a graça do senhor Jesus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos nós, AMÉM.

Danilo Starosky, Pastor, Panambi/RS.


Autor(a): Danilo Starosky
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8518

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
Da fé, fluem o amor e a alegria no Senhor, e, do amor, um ânimo alegre, solícito, livre para servir espontaneamente ao próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br