
Posto da Mata localizada no cruzamento da BR 101 com a BR 418, distrito pertencente ao município de Nova Viçosa/BA acolheu neste dia 29 de março, através de suas famílias luteranas atuantes neste Ponto de Missão, o evento que já é marca de nossa Área Missionária: O PASSA-DIA EM FAMILIA. 46 pessoas viajaram de diferentes lugares do extremo leste de MG e extremo sul da BA para participar. Elas fizeram de 4 a 400 km para estar presente neste evento de integração, comunhão e crescimento das comunidades que integram este projeto missionário da IECLB. O Pastor Sinodal Joaninho Borchardt do Sínodo Espírito Santo a Belém veio de Vitória para celebrar conosco e nos trazer a mensagem no culto; da CETO – Comunidade Evangélica em Teófilo Otoni, a quem o projeto missionário está vinculado, vieram 3 mulheres; de Coroa Vermelha (Cabrália/Porto Seguro-BA) veio um casal e de Itanhém(BA) mais um casal; as demais famílias/pessoas vieram de Nanuque e Serra dos Aimorés(MG); Teixeira de Freitas(BA) e de Posto da Mata, comunidade hospedeira.
Um café de acolhida com mesa compartilhada e um culto foram a programação da manhã. Aproveitamos a presença do P. Sinodal para uma reunião do Conselho da AMI com ele. Ele nos relatou sobre os projetos missionários do Sínodo ES/Belém e conselheir@s opinaram sobre os desafios e dificuldades da nossa área. Foi resgatado e apresentado ao P. Joaninho um texto, uma espécie e termo de parceria, firmado entre Sínodos Sudeste e ES a Belém (na presença dos pastores sinodais de então – 2009), referente ao apoio de ambos os Sínodos na sustentabilidade deste projeto, apesar dele estar vinculado formalmente ao Sínodo Sudeste e receber subsídio do Fundo de Missão da IECLB.
Na parte da tarde, após o almoço de confraternização, foram oferecidas três oficinas temáticas: “PSICOLOGIA E O MENOR INFRATOR”(por Clarisse Medrado Schaper); “O PRAZER DE SERVIR”(por Wilma Sedlmaier) e “CONHECER A YOGA” (por Helena Marques Martins) onde cada participante optou por uma. O encerramento com as palavras de benção e envio proferidas pelo P. Joaninho emocionou a tod@s. Complementando sua pregação na parte da manhã onde, a partir do texto de Marcos 16.1-11, destaco o significado simbólico da pedra (do túmulo) e o perfume (na nossa cultura flores) na narração da ressurreição de Jesus. Tendo relacionado também o GIRASSOL como símbolo pascal, fez então referência ao “grão de mostarda” comparando nosso encontro e nosso projeto missionário e animando tod@s.
O fato de já ter se passado o “bastão” para a próxima equipe para organizar o 5º PASSA-DIA em 2016 confirma que o evento foi bem elogiado pela acolhida e organização e sem dúvida a beleza do local. Sendo assim, em junho do ano que vem COROA VERMELHA vai nos esperar. Os desafios da distância (pelos que vão) e da organização (pelo pequeno número de membros deste ponto de missão) foram abraçados com alegria e firmeza.