MENSAGEM DE PÁSCOA DO SÍNODO SUDESTE ÀS COMUNIDADES
Sabemos que Cristo foi ressuscitado e nunca mais morrerá, pois a morte não tem mais poder sobre ele. Romanos 6.9 (Lema da Semana da Páscoa)
Possivelmente, muitos conhecem o texto que relata a conversa dos gêmeos no útero de sua mãe: Você acredita que realmente existe vida pós-útero? Sim, eu creio. A nossa vida aqui é passageira, é um crescimento para a vida pós-nascimento, é uma preparação para tudo o que vier. E como parece a vida pós-parto? Isso eu ainda não sei dizer. Ninguém ainda voltou de lá para nos contar como é. Mas eu creio que será muito mais iluminada do que agora.
Existe vida pós-vida? Esta é uma pergunta inquietante feita por muitas pessoas e para a qual é difícil dar uma resposta científica. Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos as mais infelizes de todas as pessoas (1 Coríntios 15.19). Nós cremos na ressurreição! Este é o fundamento da nossa fé cristã. Cremos na vida, mesmo que tenhamos que passar pela morte. Cremos no futuro, embora o presente nos pareça sombrio e ameaçador. Garantia de nossa fé é a ressurreição de Jesus Cristo.
Deus, que do nada criou todas as coisas, que deu início a uma Nova Criação por meio da ressurreição de Jesus Cristo, tem o poder de salvar toda a Criação. Confiantes nisso, experienciamos nossa esperança através do cuidado ecológico, da vivência comunitária, alimentamos nossa fé através da Palavra pregada e testemunhada, e a colocamos em prática através do diário compromisso com a paz que brota da justiça. Assim, damos razão da esperança que existe em nós (1 Pedro 3.15).
Páscoa (Passah) remete à passagem: Passagem da morte para a vida! Passagem do luto para a alegria! Passagem da perda para uma nova esperança! Passagem da incredulidade e do medo para a fé! Temos a certeza de que Deus nos concederá vida nova quando falecermos, assim como ele o fez na Páscoa de Cristo.
De fato Cristo ressuscitou. Sim, verdadeiramente ele ressuscitou!
Pastor Sinodal Geraldo Graf
Páscoa 2016