Quaresma - Tríduo Pascal - Tempo Pascal



ID: 2656

Lucas 19.28-40 - Domingo de Ramos - 24/03/2013

Caderno de Cultos 2013

24/03/2013

24/03/2013 – DOMINGO DE RAMOS
Sl 118. 1 – 2, 19 – 29 Pregação: Lucas 19. 28 – 40
Luiza Babette Dürr Teixeira – Água Boa/MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Irmãos e irmãs aqui presentes alegrem-se, pois estamos reunidos na Casa de Deus para celebrarmos este Culto de Ramos, que vai lembrar a chegada de Jesus Cristo em Jerusalém. Saúdo-vos com a palavra de Deus, que diz: “Eu vim ao mundo como luz para que quem crê em mim não fique na escuridão”. João 12. 46
Acolher aos visitantes
CANTO DE ENTRADA
333 – HPD II – Canção de chegada
SAUDAÇÃO
Estamos reunidos para este Culto em nome do nosso Triúno Deus, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Celebramos este Culto lembrando que nosso Deus é Criador, Salvador e Santificador. Ele quer falar conosco.
CANTO DE INVOCAÇÃO
336 – HPD II – Quando o povo se reúne
CONFISSÃO DE PECADOS
Querido Deus, que é Pai, nos colocamos na Tua presença com nossas fraquezas, limitações e pecados. Dá-nos mais uma chance para sermos libertos do pecado. Nesse momento cada um e cada uma de nós faz a sua confissão ao Pai Amado. (Pausa)
Querido Deus, Tu nos conheces melhor que nós mesmos, sabes o que vamos fazer antes de tomarmos essa decisão. Conheces nossos corações e mentes. Sabes também o que precisamos para vivermos em paz e harmonia contigo e com as pessoas que nos rodeiam, por isso, humildemente, Te pedimos: PERDÃO SENHOR. Perdoa nossos pecados e transforma-nos em pessoas melhores. Ajuda-nos a viver conforme os Teus ensinamentos, fortalecidos pela ação do Espírito Santo. Por Cristo Jesus. Amém.
ANÚNCIO DO PERDÃO
A todos aqueles que se arrependeram de seus pecados e tem o sincero desejo de abandoná-los, temos o Salmo 32. 5, que diz assim: “Então eu confessei o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a Ti, e Tu perdoaste todos os meus pecados”.
Que possamos ficar em paz na certeza da misericórdia de Deus. Amém.
KYRIE
Deus de misericórdia, clamamos por todos os que sofrem e vivem abandonados, longe do Teu amor e sem conhecer a Tua graça. Pedimos que Tua bondosa mão os ampare e abrace em qualquer situação que se encontrem, para que sintam o Teu amor e o Teu cuidado. Pedimos humildemente, cantando: Tem Senhor piedade...
GLÓRIA IN EXCELSIS
Porque Deus nos perdoa os pecados e ouve a nossa oração queremos glorificá-lo, cantando
346 – HPD II – Glória
ORAÇÃO DO DIA
Amado Deus, agradecemos porque nos trouxeste até aqui, hoje, para que tenhamos mais uma chance de nos transformarmos em pessoas melhores, a partir do entendimento de Teus ensinamentos. Dá-nos que entendamos Tua mensagem e que aprendamos a viver conforme ela e, assim, sairmos daqui revigorados pelo Teu Santo Espírito, colocando as nossas vidas em Tuas mãos. Humildemente Te pedimos e agradecemos, por Teu Filho Jesus Cristo. Amém.
LITURGIA DA PALAVRA
Para nos prepararmos para ouvirmos as palavras das Escrituras vamos cantar
379 – HPD II – Pronto para ouvir

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura: Salmo 118. 1 – 2; 19 – 29
Pregação: Lucas 19. 28 – 40
PREGAÇÃO
Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus, o Pai, e a Comunhão do Espírito Santo, estejam com todos nós. Amém
Pedimos a todos que podem, se coloquem em pé para ouvirmos a leitura do Evangelho de Lucas, capítulo 19, versículos de 28 a 40. E assim está escrito:
Ler
A Comunidade pode sentar
Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, hoje celebramos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e o início da Semana Santa.
“Que Deus abençoe o Rei que vem em nome do Senhor...” (v. 38a)
Um rei chegando a algum lugar... Qual a imagem que vem em nossas mentes ao ouvirmos essa frase?
Tenho certeza que a maioria de nós imagina um homem com ricas vestes, carruagens, séquito de cavalariços, arautos, pompa, luxo...
Jesus vai a Jerusalém montado em um jumento (emprestado) que simboliza a humildade e, também, para mostrar a todos que Ele não era o Rei guerreiro que esperavam, mas o Rei dos pobres, humildes e da Paz, e que servia ao povo. Jesus foi recebido pela multidão que estendeu suas roupas e ramos, para que passasse. Foi aclamado com gritos de alegria: “Bendito o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória a Deus” (v. 38). Os Fariseus ouvindo a multidão, a voz forte do povo, e como ela reagiu diante da presença de Jesus, pediram para que Ele repreendesse seus discípulos e Jesus respondeu: “...se eles se calarem, as pedras gritarão.” (v. 40b). E os fariseus com inveja, dominados pelo medo de perder o poder, mais uma vez tramam a morte de Jesus e, naquela época, a mais humilhante, a morte na Cruz. Essa mesma multidão que recebe Jesus com esperança, que estendeu suas roupas no caminho enquanto Jesus passava, acusaria Jesus de impostor, pede Sua morte, levando-O a ser condenado à morte na Cruz.
Neste domingo, caminhando com Jesus, podemos refletir se realmente estamos seguindo o Cristo do Evangelho de hoje, que veio para libertar os pecadores, os pobres, os humildes, os excluídos, os marginalizados. Não devemos esquecer que somos batizados, fazemos parte da família de Deus, pertencemos a uma Comunidade, somos membros da Igreja de Cristo, e é por Ele que devemos lutar defendendo sempre a nossa fé. E, assim, unidos a Cristo, caminhamos para Deus. Não imitemos, com nossos gestos, palavras e ações, o que aconteceu em Jerusalém quando levaram Jesus a Cruz, mas acolhamos realmente Jesus como nosso Rei e Senhor: “Bendito o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória a Deus!” (v. 38).
Senhor, por favor, me ajude a servir sempre em Teu nome. Que minha arrogância seja arrancada de mim e que o Teu exemplo de amor e humildade preencha todo meu ser. Obrigada pelo privilégio, por Ti concedido, de poder participar da Tua missão. Amém.
HINO
260 – HPD – Salmo 98 (Cantai ao Senhor)
CONFISSÃO DE FÉ
Diante do imenso amor de Jesus por nós, queremos servi-lo sempre e, por isso, vamos confessar com nosso modo de agir, de viver, com todas as nossas forças e todo nosso ser, em quem nós cremos. Queremos fazê-lo, com as palavras do Credo Apostólico.
Creio em Deus Pai...
CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e recolhimento das ofertas)
419 – HPD II – Na mesa do Senhor
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2. ________________
3. ________________
4. ________________
5. ________________

ORAÇÃO
Deus, Todo Poderoso! Tu reinas entre nós mantendo-nos em Tua verdade. Sabemos que sempre virás em nosso socorro, tamanho é Teu amor por nós, Pai. Pelo Teu poder salvador, podemos confiar na Tua misericórdia, na Tua ação pelos enfermos____________________________________ (colocar os pedidos pelos enfermos da comunidade), pelos enlutados (ou outras necessidades) ___________________________ e também receber nosso obrigada por _____________________________. Rogamos pela Igreja, seus Líderes, Ministros/as e Comunidade, para que sejam fiéis à tarefa de anunciar a beleza do Teu Reino. Oramos pelas autoridades instituídas em nosso País, para que Tu lhes dês sabedoria e honestidade a fim de conduzirem a Nação. Por ser nosso Rei e Senhor, ouça nossa oração! E, por não sabermos orar, reunimos nossas preces na oração que Teu Filho nos ensinou...

PAI NOSSO
Pai nosso que estás no céu....

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: __/__/__ as __h__
Oferta último Culto: R$ ______ destinada para_________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

BÊNÇÃO
“O Senhor te abençoe e te guarde, o Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. O Senhor sobre ti levante a Sua face e te dê a Sua Paz.”

ENVIO
Vamos em Paz e sirvamos a Deus com alegria em todas as situações de nossa vida!

CANTO FINAL
474 – HPD II – Ontem, hoje e sempre
 


Autor(a): Luiza Babette Dürr Teixeira
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Quaresma
Perfil do Domingo: Domingo de Ramos
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2013
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 19171

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cada qual deve se tornar para o outro como que um Cristo, para que sejamos Cristos um para o outro e o próprio Cristo esteja em todos, isto é, para que sejamos verdadeiros cristãos.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Deixem que o espírito de Deus dirija a vida de vocês.
Gálatas 5.16
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br