Quaresma - Tríduo Pascal - Tempo Pascal



ID: 2656

Domingo de Ramos / Domingo de Esperança

13/04/2011


Estimadas Amigas! Estimados Amigos!

O texto bíblico indicado para este fim de semana encontra-se em Mateus 21.6-11.

Mais uma vez Jesus entra na cidade de Jerusalém. A cidade onde estava construído o Templo. O Templo era admirado pelo Povo de Israel pela sua dimensão e beleza. O Templo também era sinônimo de segurança, porque nele habitava Deus. Mas desta vez Jesus entra na cidade de maneira diferente. Ele entra na cidade montado num jumento.

Mesmo montando em um jumento Jesus é aclamado como um rei. Mesmo não tendo exército Jesus é recebido com festa e reverência por um povo que tinha uma nova esperança. Jesus falou de um novo Reino. O Reino de Deus. E para fazer parte e construir este Reino Jesus Chamou pessoas. Jesus tinha muitos seguidores. Milhares de pessoas seguiram Jesus e experimentaram uma nova vida, uma vida diferente daquela vivida até então.

Para a sociedade daquela época estava tudo claro: Quem pode e quem não pode. Quem merece e quem não merece. Quem manda e quem obedece. Jesus rompe com esta estrutura e diz: entre vocês não pode ser assim. Jesus questiona leis e costumes que não promoviam a vida. Para Jesus tudo deve estar a serviço da vida e não da morte. Jesus tinha muitos opositores. Muitas pessoas não concordavam com os ensinamentos de Jesus, porque nem todos estavam dispostos a renúncia.

Estimadas Amigas! Estimados Amigos!

Jesus não quer ser aclamado rei. Ele mesmo diz: Nem todo aquele que me diz Senhor, Senhor, entrará no céu, mas aquele que faz a vontade de meu pai. No domingo que antecedeu aquela Páscoa, Jesus entrou na cidade de Jerusalém montado num jumento. Ele estava de mãos vazias, mas o coração cheio de amor. Um amor tão grande a ponto de entregar a sua própria vida para salvar a humanidade. Por isso domingo de Ramos pode ser considerado o domingo da esperança e da alegria, porque lembramos o que Jesus ensinou e fez por nós. Amém.


Autor(a): Ervin Barg
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7985

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jamais a fé é mais forte e gloriosa do que ao tempo da maior tribulação e tentação.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
É isto que significa reconhecer Deus de forma apropriada: apreendê-lo não pelo seu poder ou por sua sabedoria, mas pela bondade e pelo amor. Então, a fé e a confiança podem subsistir e, então, a pessoa é verdadeiramente renascida em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br