
O dia 24 de maio de 2015 foi de festa na parte da manhã para as comunidades que compõe e Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Aliança, pois aconteceu, pelo segundo ano consecutivo, a Celebração do Culto Paroquial de Pentecostes com Santa Ceia, realizada desta vez na Comunidade Martim Lutero em Rio das Pedras, município de Santa Maria de Jetibá/ES, tendo sido feito o ato do lançamento da Campanha de Missão Vai e Vem da IECLB que acontece todos os anos a nível nacional no Domingo de Pentecostes.
A Celebração foi realizada no Ginásio de Esportes de Rio das Pedras, devidamente ornamentado para a ocasião, e foi conduzida pelo Pastor Jorge Dumer, auxiliado pela Equipe de Liturgia da Paróquia. Participaram da celebração o Grupo de Canto “Redenção”, o Grupo de Canto Caminhos, o Quarteto de Violão e Guitarra da Comunidade de Belém, o Grupo de Canto da JE da Comunidade Martim Lutero, “Coral de Vozes e Trombones” das Comunidades de Belém e Martim Lutero, bem como os membros das Comunidades de Belém, Do Caminho e Martim Lutero, além de visitantes. Tivemos a participação em torno de 400 pessoas. As pessoas foram recepcionadas na entrada do Ginásio pelo casal Wanderley e Lucinéia Ponath, representando o Grupo de Casais da Paróquia.
A pregação do culto foi feita novamente, como no ano passado, em dois idiomas - Português (Pastor Jorge) e Pomerano (Martin Boldt), considerando que muitos de nossos membros são pomeranos e entendem melhor o seu idioma, além de lembrar que no dia de Pentecostes relatado em Atos 2 a mensagem de Cristo foi anunciada e entendida pelos diferentes idiomas dos povos que ali estavam presentes. Baseado em João 20.19-23 (lido em Português, Alemão e Pomerano) e Atos 2.1, 2, 4, o Pastor destacou que a experiência de Pentecostes foi e é uma experiência comunitária. Lembrou que conforme o Evangelho Jesus não soprou apenas sobre um discípulo, mas sobre todos eles, e que conforme o texto de Atos todos os seguidores ficaram cheios do Espírito Santo. Por isso cada um e cada uma saiu de sua casa trancada, de baixo de seu cobertor quentinho e colocou-se a caminho para celebrar e vivenciar essa experiência dos discípulos de Jesus e dos primeiros cristãos.
Refletindo o que significa estar cheio do Espírito Santo, o Pastor disse que podemos experimentá-lo no ar que respiramos que é o hálito/sopro da vida recebido de Deus que nos faz seres viventes; podemos percebê-lo ao olhar um para o outro, vendo, assim, o Espírito de Deus no semblante de cada um e cada uma. Destacou que o fato de estarmos todos reunidos no mesmo lugar em nome de Deus é sinal da presença do Espírito Santo, pois Jesus diz “onde dois ou três estão reunidos em meu nome, ali estou no meio deles”. Tendo como base a explicação do Terceiro Artigo do Credo Apostólico, lembrou ainda o agir do Espírito Santo no anúncio do perdão, na confissão de fé, na existência e aplicação dos diferentes dons, na partilha, na disposição em ofertar, entre outras possibilidades. Concluindo, o Pastor disse que estar cheio do Espírito Santo implica em produzir frutos do Espírito, conforme Gálatas 5.22-23. Finalizou dizendo que essa experiência mostra que não precisamos ir a outras igrejas para sermos tocados pelo Espírito Santo, pois o sopro do Espírito Santo não se resume a espetáculos que causam admiração ao público e não está restrito a determinadas denominações chamadas de pentecostais, pois a igreja Luterana também é pentecostal, tendo em vista que sua existência se deve ao Espírito Santo derramado em Pentecostes e motivou Martim Lutero a liderar a Reforma da Igreja de seu tempo.
Também as crianças do Culto Infantil das três comunidades tiveram sua celebração de Pentecostes coordenada pelas Orientadoras das comunidades. Após a pregação, as crianças retornaram e apresentaram para a comunidade reunida uma canção alusiva a Pentecostes, trazendo um cata-vento simbolizando o vento como característica do sopro do Espírito Santo.
No momento das Ofertas, o Pastor lembrou que se trata de um gesto característico dos primeiros cristãos, conforme Atos 2.42-47. As Ofertas foram depositadas em lugar apropriado juntamente com os Envelopes Donativos, chamados de Liebensgabe, sendo que do valor arrecadado dos envelopes 30% são destinados à Campanha de Missão Vai e Vem, 10% para o Dízimo da IECLB, e 60% para os trabalhos da Paróquia. Também na perspectiva da partilha, foi realizada a Campanha de Material de Limpeza destinada para o Albergue Martim Lutero.
Após a celebração, todos foram convidados para um delicioso almoço comunitário preparado e servido pelas pessoas voluntárias da Comunidade Martim Lutero, lembrando e revivendo também ali o gesto dos primeiros cristãos que partilhavam suas refeições com alegria.
Ficamos felizes em poder celebrar esta importante data para todos os Cristãos. Agradecemos a Deus pela celebração; aos membros, visitantes, grupos, presbitérios e voluntários, pela participação e apoio na organização. A todos, indistintamente, o nosso muito obrigado!
Desejamos que o Espírito Santo continue soprando sobre nós para nos colocar em movimento e o fogo do Espírito Santo continue aceso aquecendo nossa fé e assim cada dia de nossa vida, pessoal, familiar e comunitária e nossa inserção na sociedade seja um pequeno Pentecostes.
Texto: Pastor Jorge Dumer
Fotos: Valdir Baebler