Quaresma - Tríduo Pascal - Tempo Pascal



ID: 2656

Carnaval e Quaresma

03/02/2009


Carnaval e Quaresma
Festejar e jejuar

A palavra „Carnaval“ vem do latim „carnem levare“ e significa: „tirar a carne“. Por bem dizer é uma invenção da Igreja: Na idade média, a partir da Quarta-feira de Cinzas prescrevia-se um rígido jejum até a Páscoa, que incluía a completa renúncia da carne. A igreja queria que as pessoas celebrassem a Quarta-feira de Cinzas e seguissem as regras de jejum, por isso necessitava-se do Carnaval. A igreja, portanto, permitiu ao povo um tempo de descontração e desenfreamento para tornar o tempo da ascese suportável. Martin Lutero protestou contra o Carnaval, por outro lado, porém, a Reforma também extinguiu as rígidas regras do jejum. Até nos dias de hoje percebe-se que o Carnaval somente é festejado em países e regiões de cunho católico. A contínua queda da influência da igreja fez com que o período de jejum não fosse mais levado tão a sério. O Carnaval, contudo, continua sendo festejado descontraídamente como sempre o foi. O etnólogo Michi Knecht diz: “O espetáculo proporciona um sentimento de comunidade ao povo”.E o psicólogo Wolfgang Oelsner diz: “No Carnaval a pessoa é aceita incondicionalmente do jeito que é.” Se isto confere, então o Carnaval responde a importantes desejos religiosos.

Quando Jesus certa vez foi criticado por fariseus, porque na opinião destes, ele e seus discípulos festejavam demais e jejuavam de menos, Jesus respondeu: “Como podem jejuar os convidados de um casamento quando o noivo está entre eles?” (Marcos 2,19)

A presença de Deus na nossa vida convida a festejar como expressão da nossa alegria. A ausência de Deus pede o jejum a fim de reaguçar os sentidos para sua presença. Ambos fazem parte da realidade da nossa vida e da nossa fé.

P.Joern Foth - pastor na IECLB, Paróquia Santo Amaro – São Paulo/SP


Autor(a): Joern Foth
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8388

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