Quaresma - Tríduo Pascal - Tempo Pascal



ID: 2656

Ascensão de Cristo

Olhando para o céu

10/05/2018


Dificilmente algum outro gesto carregará para nós tanto significado que simplesmente olhar para o céu. Lançar o olhar para o céu pode representar um agradecimento, um pedido, uma súplica ou mesmo uma pergunta. Ao sermos lembrados do dia da ASCENSÃO DE CRISTO, podemos olhar para cima e perguntar: onde estará, afinal, aquele que disse ser o Salvador? Por que ainda vivemos em meio a tantas dificuldades? Onde encontramos sinais do que Ele ensinou?

Desde que o ser humano se tornou capaz de subir muito acima das nuvens, podendo olhar para as profundezas do mundo celestial com seus equipamentos sofisticados, o céu deixou de ser um lugar. Passou a ser uma qualidade. No nosso imaginário está gravado que é de lá que as soluções dos nossos problemas devem surgir. Quando Jesus subiu ao céu, passou para um novo modo de ser, voltando à sua categoria elevada de onde tinha vindo (Filipenses 2.7). Voltar ao céu é voltar à qualidade anteriormente presente em sua existência. Por isso certamente não esperou que procurássemos por Ele atrás de alguma nuvem. Lá Ele não estará.

“...depois de ter dito isso, Jesus foi elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos”. E, com os olhos fixos no céu, ouviram: — “por que vocês estão olhando para as alturas? Esse Jesus que foi levado do meio de vocês para o céu virá do modo como vocês o viram subir” (Atos 1.8-11). Olhar para o céu, e lembrar que Jesus para lá subiu, deve despertar em nós o desejo de viver e repartir aquilo que atribuímos como valores celestes. Jesus Cristo precisava nos deixar, mas não nos abandou. Deixou a certeza de que Sua glória criadora nos iria amparar. Ele continua nos guardando e mantendo nossa vida. Não apenas isso: deixou a oportunidade de nos unirmos com Ele e uns com os outros em oração e na ação cristã. Assim, juntos, podemos melhor perceber a glória de Deus. Finalmente, a trajetória de Deus em nosso favor é coroada com o derramamento do Espírito Santo. Ou seja, é um plano completo de resgate da dignidade da humanidade por Jesus Cristo. Enquanto olhamos somente para o plano horizontal da vida, nos frustramos e nos decepcionamos, tanto com situações quanto com pessoas. Exercitemos os valores celestiais do amor de Cristo entre todos nós.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ninguém deve fazer tudo o que tem direito a fazer. Cada qual deve olhar para o que é útil e o que é benéfico para o seu irmão, para a sua irmã.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Mateus 5.9
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br