Christi Himmelfahrt, ou então em português, Ascensão de Cristo. Em outros tempos esta data era tida como feriado em muitos lugares. Hoje, praticamente, já nem mais existe. O mundo civil já nem sabe mais o que significa Ascensão de Cristo. O pior, não é isso. O pior é que a própria Igreja, em muitos momentos, já não dá mais o destaque necessário a esta data.
Mas enfim, o que é Ascensão de Cristo? É o momento que Jesus ascende, ou seja, sobe aos céus após a sua ressurreição. Este momento se dá 40 dias após a Páscoa. Este momento não significa que Jesus tenha abandonado, ou então se ausentado por completo do mundo. Significa, isto sim, que sua presença e missão no mundo não estão mais limitadas ao tempo e ao espaço. A partir da Ascensão, sua presença e a continuidade da sua missão acontecem de forma diferente, por meio do Espírito Santo e da Igreja, por meio da proclamação da Palavra e da celebração dos Sacramentos do Batismo e da Ceia do Senhor.
Com a Ascensão, Jesus deixou de estar corporalmente presente no mundo, mas pelo Espírito Santo ele passou a estar presente em todos os lugares e tempos. A partir da Ascensão, Jesus se tornou acessível a todas as pessoas, em todos os tempos e lugares.
A partir da Ascensão, através do Espírito Santo, Cristo nos compromete a dar continuidade a sua missão na terra, a dar sinais do Reino de Deus no mundo. A partir da Ascensão somos chamados a exercer o sacerdócio geral de todos os crentes. Onde nós somos os pés e as mãos de Cristo. E isso, querido irmão, é privilégio, uma responsabilidade, um serviço!