Quaresma - Tríduo Pascal - Tempo Pascal



ID: 2656

Apocalipse 5.11-14 - 3º Domingo da Páscoa - 05/05/2018

Caderno de Cultos 2019

05/05/2019

3º Domingo da Páscoa – 05.05
Pregação: Ap 5.11-14 Leituras: At 9.1-6(7-20); Jo 21.1-19
Walter Hoppe – Paróquia do Leste Mato-grossense - MT


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Os discípulos de Emaús disseram um ao outro: Porventura, não ardia o coração, quando ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as Escrituras? (Lc 24.32) – Lema da semana.

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
HPD 2, 315 - LC 450 Cristo está vivo. Aleluia.
Ou: _______________

SAUDAÇÃO
(Invocação Trinitária com leitura do salmo do dia, Sl 30)

GLORIA PATRI : LC 140/141 ou hino HPD 2, 349


CONFISSÃO DE PECADOS com Kyrie:
Irmãos e irmãs, com facilidade desistimos de nosso caminho com o ressuscitado, necessitamos que ele nos busque, nos chame de volta. Reconheçamos diante do altíssimo Deus que somos pecadores, necessitados de conversão e perdão. Confessemos nossas faltas contra ele, nosso próximo e nós mesmos. Aproximemo-nos dele de coração arrependido, clamando:
Tem, Senhor, piedade....
Cristo, tem piedade....
Tem, Senhor, piedade....

SAUDAÇÃO APOSTOLICA

ANÚNCIO DO PERDÃO e GLORIA
O Deus todo poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém. Cristo ressuscitou. Ele verdadeiramente ressuscitou. Aleluia. Cantemos o Glória ....

ORAÇÃO DO DIA
Ó Deus, que em teu filho Jesus venceste a morte por nós. Nós te agradecemos e te louvam, que desde aquela manhã não paraste de reunir o teu povo e fortalece-lo para o caminho contigo. Serve-nos também hoje com tua palavra e sacramento para que fortalecidos te amemos de todo coração e todas as nossas forças a ao nosso próximo como a nós mesmos e assim, sejamos testemunhas de que tu vives. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

 


LEITURAS BÍBLICAS

1ª Leitura Bíblica nos é dada do livro dos Atos dos Apóstolos, capítulo 9 versículos 1 a 6 (7-20):
Aclamação do Santo Evangelho. Aleluia. Os discípulos de Emaús disseram um ao outro: Porventura não ardia o nosso coração, quando ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as Escrituras? Aleluia!
Evangelho segundo São João, capítulo 21, versículos 1 a 19:


CÂNTICO INTERMEDIÁRIO – Salmo 30
HPD 1, 247 – Glória e louvor cantemos!

PREGAÇÃO
“Que a graça e a paz de Deus nosso Pai e de nosso Senhor Jesus Cristo estejam com todos. ” Amém
A Epistola de hoje, que nos serve como texto de pregação, nos é dada do Apocalipse de São João, capítulo 5, versículos 11 à 14:

Leitura do Texto....

Uma imagem, uma imagem grandiosa, a visão que João tem. Ele pode de forma adiantada participar daquilo que nós esperamos. Ele pode ver com seus olhos uma grande celebração celestial. Celebração da qual também nós já participamos. Dela participamos quando aqui nos reunimos e juntos celebramos culto a Deus. Também hoje o ressurreto nos reúne e por nós quer ser adorado e engrandecido porque ele vive, sim ressuscitou, verdadeiramente ressuscitou. Aleluia. Amém. Também hoje ele nos pergunta sobre nossos caminhos e nos comunica o seu perdão. Também hoje ele quer ser reconhecido através de sua palavra e sacramento e assim, nos animar no caminho com ele.
As comunidades às quais João escreve corriam o risco de desistir, muitos pensavam, não vale mais a pena. Muitos se adaptavam e seguiam o que era colocado como sendo correto, como culto verdadeiro e eficaz. Haviam substituído a fé na qual foram chamados, pelo culto ao imperador e colocavam sua fé nas promessas dele. Assim, guardavam o que era seu e garantiam suas existências sem constrangimentos, mas, e a vida que vai além do que temos e somos, que vai além desta existência, como fica? Como e onde estamos nós em nossos dias, em nossas vidas, no que se refere a fé a que Cristo nos chamou e chama? Como está o seguimento de seu caminho? Vejam o depoimento de um pastor sobre o assunto: “Lembro-me de um alto funcionário de uma empresa, que certo dia me disse: Pastor, se eu seguir o evangelho eu não tenho mais lugar na empresa que hoje trabalho. Depois de algum tempo ele foi exonerado. Ele achou um novo trabalho, longe da família e dos seus. Um trabalho para ele, que fiel ao evangelho aceitou, como tempo de provação e testemunho.”
Uma grandiosa celebração, desta também nós fazemos parte quando aqui nos reunimos, porque é Ele, o ressurreto, que nos reúne com Ele para nos servir com sua presença, que temos na palavra e nos sacramentos, que nos animam a continuar no caminho com ele agora e sempre, ele que continua conosco em nossos caminhos como em Emaús.
João nos lembra, assim como lembrou às comunidades no passado que não estamos sós no caminho, mas que os céus estão conosco, que já agora e não somente um dia vivemos na presença de Deus, que quer ser reconhecido e adorado, também através de nossas vidas e de nosso testemunho. Também nós, mesmo sendo poucos os que vemos e sentimos somos convidados a nos unir ao cântico que é cantado por incontáveis na presença de Deus. Falando em números, hoje somos poucos, mas se contarmos todos os nossos encontros, em todos os tempos e lugares como um grande encontro na presença de Deus. Daí vemos que somos muitos, não poucos, incontáveis, que dão glória a Deus.

 

João nos convida a olhar com ele, para a grande celebração em que participa e assim, nos animar junto com ele no caminho, a nos fortalecermos na palavra e no sacramento, a adoração e ao louvor e assim, junto com o universo cair de joelhos e adora-lo. Caiamos de joelhos e o adoramos, quando o vivemos o ressurreto entre nós. Nós o vivemos entre nós, quando inspirados na visão de João não desistimos, mas continuamos, continuamos a nos procurar e juntos celebramos, celebramos com ele, com os céus e o povo de Deus de todos os tempos e lugares. Nós continuamos celebrando porque Cristo Ressuscitou, verdadeiramente ressuscitou. Aleluia. E assim como Ele vive, também nos viveremos, vivemos esta realidade quando aqui nos reunimos. Quando aqui nos reunimos, não nos reunimos somente nós que nos vemos, reúnem se conosco os céus, todo o universo, que conosco canta, cantemos o hino, cantai e folgai:

HPD 1, 200 - LC 440 Cantai e folgai.

 


CONFISSÃO DE FÉ
Porque pelo batismo Deus nos fez seu povo, nós rememoramos que somos batizados e como filhos e filhas de Deus confessamos alegremente a nossa fé, esperança e amor.

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
HPD 1, 60 – LC 451 Com alegria e com fervor

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Deus eterno e Santo, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, nele nos trouxeste teu reino. Nele, através de sua morte e ressurreição nada mais nos separa do teu amor. Com seu nascimento e sua entrega por nós na cruz venceste o pecado a morte e o mal. Nós te buscamos agradecidos por teu amor, por tua bondade e misericórdia que nos tens revelado ao nos aceitares como teus filhos e filhas. Nós te agradecemos em podermos ser de tua comunidade, de tua família. Nós te agradecemos por cada um e cada uma que encontramos em nossos caminhos. Nós te agradecemos, que também hoje novamente nos reuniste contigo, dando-nos de tua palavra onde nos estendes tua vida, teu perdão. Onde ainda hoje nos convidas a seguir-te no caminho do encontro contigo, no encontro entre nós e os outros. Nós nos preocupamos com todos aqueles que vivem uma vida como se tu não existisses, como se tudo dependesse deles e de mais ninguém, se tu com eles e desperta neles a fé, mostra-nos como podemos ajudá-los. Nós te agradecemos que tua palavra ainda hoje fala e chama a conversão. Capacita-nos através do teu Santo Espirito, permite que o nosso testemunho mova corações para ti e para o que é teu. Perdoa-nos a nossa falta de fé, esperança e amor. Se com tua Igreja em todos os lugares, lembra-te do teu povo que se reúne na IECLB, dá de tua unidade e paz. Pedimos pelas autoridades, por todos aqueles que nos governam, inspira-lhes humildade e bom senso e sabedoria. Dá-nos paz, Senhor. Lembramos nossas cidades e os povos que vivem em e sob guerra, permite reconciliação e paz. Sê com doentes e enlutados. Lembra-te das crianças e dos jovens, se com os idosos, dá-lhes de teu amor. Fortalece as famílias. Vem Senhor, dá-nos fome de tua palavra e alegria em nos encontrarmos contigo e com os irmãos e irmãs. Amém.

PAI NOSSO
Pai nosso ...

 

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Bênção

ENVIO
Envio

CANTO FINAL
HPD 2, 463 - LC 305 Caminhamos pela luz de Deus.
 


Autor(a): Pastor Walter Hoppe
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Páscoa
Perfil do Domingo: 3º Domingo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: Apocalipse / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 11 / Versículo Final: 14
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2019
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 50521

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quando Deus parece estar mais distante, mais perto de nós Ele se encontra.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
É por meio de Cristo que somos aceitos por Deus, nos tornamos o povo de Deus e somos salvos.
1Coríntios 1.30b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br