HPD nº 24 – Ó vinde, meninos, não falte ninguém
Christoph Daniel (von) Schmid (1768-1854) era sacerdote católico romano e escritor de literatura para jovens. Ele amava as crianças. Em 1796 tornou-se capelão e diretor de escola em Thannhausen (Suábia) e, a partir de 1806, ainda assumiu o cargo de inspetor escolar. Ali, ele escreveu uma série de livros escolares e juvenis, entre outros os seis volumes de »Biblische Geschichte für Kinder« em 1801 (Histórias Bíblicas para Crianças) e o conto »Die Ostereyer« em1816 (Os ovos de Páscoa), com os quais ganhou renome como escritor juvenil. Convites para trabalhar em várias universidades (p.ex. Dillingen, Heidelberg, Landshut) ele não aceitou, em consideração a suas atividades literárias.
O hino natalino “Ó vinde, meninos, não falte ninguém” (HPD nº 24) ele escreveu em Thannhausen sobre o Rio Mindel, quando trabalhou como inspetor escolar. Talvez se lembrou de sua infância, a época quando como menino de 10 anos de idade observava como montavam o Presépio na igreja em sua cidade natal de Dinkelsbühl (Alemanha), presépio esse que então visitava dia após dia durante a época do Advento.
A melodia é de Johann Abraham Peter Schulz (em 1794), um dos principais compositores do norte da Europa na segunda metade do século 18 (viveu de 1747-1800).
Fonte: Wolfgang Heiner em “Bekannte Lieder – wie sie entstanden”, Neuhausen-Stuttgart, 1989, pág.299.