Jesus disse a Tomé: você creu porque me viu? Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram. João 20. 29
“Só acredito vendo!” Têm pessoas que não confiam nas palavras que lhes são ditas. Elas querem provas. Entre os cristãos, também costuma acontecer isso: as Igrejas que fazem “shows de milagres” ficam superlotadas por pessoas que buscam respostas imediatas.
Por três vezes, Tomé ouvira Jesus predizer sua ressurreição (Marcos 8.31; 10.32-34; 14.24,28). Porém, Tomé não estava presente quando o Ressuscitado apareceu aos discípulos. Tomé recusava-se a acreditar. “Se eu não vir o sinal dos pregos nas mãos dele, não vou crer” (João 20.25).
Estamos na mesma situação de Tomé. Não fomos testemunhas oculares da ressurreição e somos convidados a confiar no testemunho e nas promessas do Evangelho. Também nós costumamos duvidar da presença do Ressuscitado em nossa vida.
Ninguém de nós nasceu cristão! Mesmo os discípulos de Jesus somente passaram a crer e se alegraram a partir do encontro com o Ressuscitado. Por isso mesmo, os demais discípulos foram pacientes com Tomé. Permitiram que ele manifestasse suas dúvidas e não o excluíram da comunhão por causa das mesmas. Como nós tratamos as pessoas que têm dúvidas? Acolhemos estas pessoas com amor paciente? Como nós nos sentimos acolhidos na comunidade, quando lutamos com nossas dúvidas? Experimentamos uma comunhão que nos ampara e carrega? As pessoas nos compreendem, dão atenção e oram conosco?
Peçamos a Deus que nos ajude a crer no seu amor e no seu poder. Jesus nos convida à fé confiante:
“Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram!” (João 20.29).
Pastor Geraldo Graf
Pastor da IECLB em Belo Horizonte/MG