
A noite de 30 de outubro de 2007 ficará na história como uma das mais belas e grandiosas comemorações da Reforma na IECLB. Um público de 700 pessoas disputou cada espaço da Igreja da Reconciliação da Paróquia Matriz para ouvir um refinado repertório de compositores luteranos interpretado pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e Coro Sinfônico.
Desta vez tivemos a oportunidade de conhecer e apreciar melhor o repertório sacro de Mendelssohn-Bartholdy, um dos melhores representantes do romantismo musical alemão que viveu entre 1809 e 1847. Felix Mendelssohn nasceu numa família de origem judaica que se converteu ao luteranismo adotando o sobrenome Bartholdy. Sua conhecida Sinfonia da Reforma foi composta para comemorar os 300 anos da Confissão de Augsburgo.
Difícil dizer o que mais emocionou - se foi a Sinfonia da Reforma ou Verleih uns Frieden, também de Mendelssohn, peça executada no bis com participação de coristas convidados e do Grupo Cantabile. As vozes distribuídas pelo templo da Reconciliação, de modo a abraçar o público, provocaram um efeito acústico inigualável.
Foi um privilégio receber esses mais de cem músicos da OSPA nos proporcionando um concerto que em nenhuma outra situação seria possível produzir com nossas próprios recursos humanos. Nosso agradecimento ao regente Manfredo Schmiedt, a solista Laura de Souza e, através deles, a toda Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.
P. Cláudio Kupka