Celebração


ID: 2651

Silêncio seguido da alegria da Ressureição

Meditação

01/04/2007


É tempo de Paixão. A lembrança nos leva à morte de Jesus Cristo. A realidade brasileira nos confronta a cada dia com atos de violência. Eles causam horror e geram sofrimento. É realidade que leva ao desespero e promove resignação.

Saúdo os leitores e as leitoras com palavras do apóstolo Paulo: Assim como os sofrimentos de Cristo se manifestam em grande medida a nosso favor, assim também a nossa consolação transborda. Tanto os testemunhos do Antigo Testamento como do judaísmo no tempo de Jesus, conhecem as facetas da realidade do sofrimento.

O mundo judaico via no sofrimento um castigo de Deus, uma prova de fidelidade a Deus. Na vida do judeu piedoso a expectativa era de seguir caminhos retos e planos, na esperança de que o sofrimento não atrapalhasse.

O Novo Testamento conhece o contrapeso. Deus se revela não como espectador diante do palco do sofrimento; ele é torturado e executado. O próprio Cristo sofreu por vocês e deixou o exemplo para que sigam nos seus passos. Tudo isso em favor do Reino de Deus. O apóstolo Paulo vangloria-se da sua fraqueza física; ouve a voz de Deus: a minha graça basta, porque o meu poder é mais forte quando estou fraco.

À medida que o cristão convive com a realidade dos seus fracassos deixa de colocar a esperança em si mesmo; coloca-a primordialmente em Deus. Os sofrimentos evocam esperanças diante da promessa do novo céu e da nova terra.

Por fim, um recado especial: a qualidade do sofrimento de Cristo é exclusiva e se diferencia do sofrimento humano. Na dimensão de resgate da morte eterna, só o sofrimento de Cristo tem poder salvador! É sofrimento que carrega o mundo todo e cria vida nova. Por isto, pessoas cristãs lutam já aqui contra a violência e o sofrimento.

Que a Paixão seja silenciosa e a Páscoa alegre!

Manfredo Siegle
pastor sinodal do Sínodo Norte-catarinense
da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
em Joinville - SC

O Caminho - 04/2007


Autor(a): Manfredo Siegle
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7976

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É dever de pai e mãe ensinar os filhos, as filhas e guiá-los, guiá-las a Deus, não segundo a sua própria imaginação ou devoção, mas conforme o mandamento de Deus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Quem quiser ser cristão, que aprenda a abrir mão de toda preocupação e de todo pensamento angustioso e coloque-os nas costas de Deus, pois Ele tem ombros fortes e é bem capaz de carregá-los.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br