Celebração


ID: 2651

Encenação de Sexta-Feira Santa

Caderno de Estudos para Mulheres/OASE

10/01/2014

ENCONTRO nº __ Dia: __/__/____
Departamento de Mulheres/OASE do Sínodo da Amazônia
Erli Binow Butzke
Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Espigão do Oeste – RO


Arrumar o local com várias cruzes de diferentes tamanhos. Mensageiro no local.

A Sexta-Feira Santa é um dia triste para nós cristãos, pois lembramos a condenação, crucificação e morte de Jesus.
Sim, Sexta-Feira Santa mostra o fato triste do pecado humano. Quanta maldade jogada em cima de Jesus, como: interesses pessoais e políticos, covardia, ganância, mentira. Uns tem mais culpa, outros menos, mas ninguém pode lavar as mãos em inocência.
Sexta-Feira Santa é um dia de profundo respeito à dor sofrida por Jesus, em seu amor por nós. Deus permite a morte de Jesus por amor e paixão a seus filhos.
É na Sexta-Feira que Deus revela o seu amor. Lembremo-nos que Jesus perdoa os seus agressores. Aceita morrer pelos seus inimigos. Torna-se solidário com os que sofrem. Morre desprezado como um marginal para resgatar a nós, miseráveis pecadores, devolvendo-nos a dignidade de filhos e filhas de Deus.
É este amor de Deus aos pecadores que nós cristãos celebramos na Sexta-Feira Santa. Em vez de punir, Deus vem nos perdoar. Ele vem para nos socorrer e nos trazer a esperança da ressurreição.
Sim, para entender a morte de Cristo precisamos juntá-la com a ressurreição. As pessoas que condenaram Jesus a morte pensaram que ali junto iriam morrer todos os seus ensinamentos, todos os seus ideais, toda a sua verdade. Num primeiro momento, isto até parecia verdade, pois nos lembramos do medo de seus seguidores.
Mas o bem triunfa sobre o mal. A ressurreição acontece. Jesus juntamente com seu evangelho, não está morto. Se estivesse, a história teria tomado outro rumo. Por isto, a Páscoa nos ajuda a ver que a cruz da Sexta-Feira Santa não foi um ponto final. Mas mostra que não se deve ser interpretada como derrota. Muito pelo contrário, a cruz de Jesus Cristo foi uma demonstração de força e amor.
Desde a Sexta-Feira Santa e Páscoa, nós sabemos que o pecado e a morte não vão triunfar neste mundo, mas sim a vida que Deus ressuscita. Isto nos fortalece a fé e nos ajuda a não temermos e acomodarmos diante das injustiças e das cruzes de nossas vidas.
O desespero não nos ajuda em nada, mas sim a confiança e a certeza de que Cristo vive em nossos meio através do seu evangelho dando-nos forças para viver a vida, e a lutar pela vida.
Vendo todas estas cruzes aqui na frente, queremos ouvir a mensagem que elas têm para nós.
Desafio da cruz
(PERSONAGENS: Mensageiro e seis discípulos. Os personagens podem ser tanto homens como mulheres.)
PALCO: (no palco há uma exposição de cruzes: pequenas, grandes, metálicas, de madeira, conforme o assunto dos discípulos. O mensageiro pode tanto aparecer e apresentar os diálogos conforme apresentado na peça, como pode também apresentar-se, e dizer a primeira parte até , ...”Água da Vida”, para só depois aparecer como voz no lado esquerdo do palco. Os discípulos entram pelo lado direito.)
MENSAGEIRO: Estou aqui hoje como porta-voz do Reino dos Céus e venha chamar discípulos e discípulas para Jesus Cristo. Convido as pessoas todas, idosos e jovens, ricos e pobres, mulheres e homens e crianças para listar-se sob o estandarte do rei. São dele as palavras: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu voa aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que ou manso e humilde de coração. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo. Quem está pronto para aceitar o convite? O galardão neste mundo é multiplicado; e no além a vida eterna. O espírito e a noiva dizem: Vem! E quem tem sede, venha, e quem quiser, tome de graça a Água da Vida”. (sai)
CANTO:
1º DISCÍPULO: (Entra no fim do canto). Doce mensagem do grande Rei! Ouvi a tua voz e tuas palavras convidativas me interessam. Tenho notado a facilidade o serviço exigido e a grandeza do galardão. Desejo esse descanso, a paz e a coroa brilhante que estás oferecendo. Alista-me naquele grupo nobre de discípulos, cujo mestre é Jesus cristo.
MENSAGEIRO: Bem vindo és tu, na companhia dos discípulos. Vou escrever teu nome entre os anjos, e por isso dou-te o distintivo dos discípulos: a cruz. Nosso mestre a carregou e sofreu por nós, suportou todo o peso e a vergonha da humanidade. Ele manda cada discípulo tomar a sua cruz e segui-lo.
1º DISCÍPULO: (recusa acompanhar a cruz) Por quê? Não prometeste paz e alegria aos seguidores do mestre? Eu esperei prazer e descanso no teu serviço e não negação própria e sofrimento. Tenho mesmo de deixar os prazeres, a ambição, e levar aquela cruz?
MENSAGEIRO: Sim. Este e o caminho e a ordem do mestre. Estás salvo para servir. Tens de lutar, rendendo-te às ordens dele. O caminho da luz é o caminho da cruz. Podes achar tua vida perdendo-a. Este é o caminho no qual os mártires e heróis da fé tem andado; é o caminho em que o Mestre andou. Rogo-te: toma esta cruz, e segue após Cristo no caminho que leva a vida eterna e gloriosa.
1º DISCÍPULO: Vou fazer qualquer sacrifício, mas não vou assumir esta cruz. Vou-me embora daqui.
MENSAGEIRO: Noto que não és digno de ser seguidor. Amas o mundo, e por isso não amas a Deus. queres gozar o galardão, mas queres evitar a fadiga e a luta; procuras uma coroa, mas não enfrentas a batalha. O Mestre não pode usar-te com esta atitude. (1º discípulo sai)
CANTO:
MENSAGEIRO: Em verdade, o Mestre diz: “Estreita é a porta, e apertado é o caminho que leva para a vida, e poucos há que acertam com ela. Ó vós, todos e todas que tendes sede, vinde às águas!
2º DISCÍPULO: Doce mensagem do Mestre! Ouvi a tua chamada e aceito o convite: notei a ignorância da pessoa que me antecedeu, quando recusou carregar a cruz. Alisto-me! Vou levar a cruz alegremente, no serviço do Rei. Para onde Ele me mandar seguirei levando a cruz.
MENSAGEIRO: Percebo que darás muita alegria ao coração do Mestre. Ele te louvará. (O discípulo examina as cruzes). Que estás fazendo?
2º DISCÍPULO: Estou escolhendo uma cruz.
MENSAGEIRO: Não foste convidado para escolher uma cruz, mas para levá-la. o Mestre é que escolhe a cruz. Tu és quem a levas. (Dá uma cruz e o discípulo a toma). Leva essa cruz para o Mestre.
2º DISCÍPULO: Mas esta cruz não está de acordo com o meu gosto e disposição. É pesada demais. Estou procurando outra mais leve e mais confortável. Tanto faz, contanto que esteja na forma de cruz, não é?
MENSAGEIRO: Tens que levar a cruz que o Mestre escolhe para ti. A sabedoria infinita preparou-a e o amor infinito oferece-a. Não podes trocar. Se assim procederes, agradarás a ti, mas desagradarás a Deus.
2º DISCÍPULO: Essa cruz vou levar com alegria (levanta uma cruz).
MENSAGEIRO: Não! Essa não é a cruz para ti (tira a cruz de suas mãos). Noto que não és um seguidor disposto, e sim cheio de vontades. Não a vontade do Mestre, mas a tua própria vontade é que queres fazer... tua língua serve com falsidade, mas teu coração não! (2º DISCÍPULO sai)
CANTO:
MENSAGEIRO: O dia está passando e a noite vem chegando, quando ninguém pode trabalhar, o meu trabalho está infrutífero. Quem deu crédito a nossa pregação, e a quem se manifestou o braço do Senhor? A minha missão é vã; trabalhei o dia todo e ninguém...
3º DISCÍPULO: (Fala enquanto vai a frente). Eu me ofereço como soldado de Cristo. Vou levar a cruz com alegria. Podes provar-me a notar minha lealdade e entusiasmo nesta causa; estou satisfeito com a distinção e glorio-me na minha tarefa.
MENSAGEIRO: Parece mesmo um seguidor resoluto. O Mestre se alegra com aqueles que têm a mente pronta para servir. Eu te dou esta cruz para levares após o Mestre.
3º DISCÍPULO: (Beija a cruz e curva a cabeça em atitude de oração antes de falar). É um ornamento bonito e tão popular... vou usar com uma corrente de ouro e de pérolas. É muito elegante. Vou mostrar a minha cruz para a admiração de todos. Olhem, não é bonita (para a plateia)?
MENSAGEIRO: Meu irmão que estás fazendo?
3º DISCÍPULO: Adorando a cruz, o bonito emblema da fé.
MENSAGEIRO: Adorando a cruz? Isso não é o que o Mestre pede de ti. Deves levar a cruz, e não adorá-la. Não é embelezando que a cruz se torna bela, nem curvando a cabeça ou ajoelhando-se diante dela que se torna poderosa. Há muitos que a usam como ornamento, mas a rejeitam como instrumento no qual têm de crucificar os pecados, seu egoísmo, seu orgulho. Tais pessoas acham que a santidade que o Senhor requer é um sentimento poético. Isto é, a cruz de joias, de luxo, que redime o mundo e a alma do pecador, mas a cruz do calvário, a cruz na qual a velha vida morre e a nova vida aparece. Somente nessa cruz há poder que vence o mundo!
3º DISCÍPULO: (Sai de cabeça baixa).
4º DISCÍPULO: (Se aproxima)
MENSAGEIRO: Aí vem outra pessoa, talvez esteja procurando serviço também. (Para o 4º discípulo). Paz seja contigo, irmão. Por que vens?
4º DISCÍPULO: Venho procurar um lugar entre os discípulos do teu Mestre. Creio ser a minha obrigação racional. Tenho pensado muito no assunto e agora me ofereço ao serviço, e espero tuas ordens.
MENSAGEIRO: O que vem a mim, de maneira nenhuma lançarei fora! São as pessoas com disposição igual à tua que o Mestre chama. Ouve as palavras dele: “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me”. De acordo com o seu mandamento eu te ofereço esta cruz, para levá-la e honrá-la por amor a Ele. (O discípulo toma a cruz e a esconde no bolso). O que está fazendo?
4º DISCÍPULO: Estou escondendo a minha cruz, a cruz que me deste. Vou levá-la, mas não quero que seja vista pelo público.
MENSAGEIRO: Escondendo a cruz do Mestre? Não sabes que Ele não tem discípulo incrédulo? Ele mesmo disse: “Qualquer que me confessar diante das pessoas, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus”. Estás tu envergonhado da cruz de Cristo? Ele a levou por ti, aberta e publicamente. Vejo-o subindo o monte do Calvário; vejo-o pregado naquele madeiro, sofrendo e morrendo por ti. Queres ser soldado e rejeitas a bandeira e o uniforme? Queres ser salvo e não reconheces o Salvador? (Apanha a cruz) Vai para o teu aposento e arrepende-te, porque assim o Mestre te rejeita. (O discípulo vai saindo devagar) Mas espera! Escuta as palavras do Mestre: “Porquanto qualquer que, entre esta geração adultera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos”. (Os 4º discípulo sai com a cabeça baixa)
CANTO:
5º DISCIPULO: Notei as fraquezas dos que me precedem e que se apresentaram como discípulos; mas tenho certeza que comigo vais ficar muito satisfeito, porque não sou como aqueles. Vou levar qualquer cruz que me deres franca e abertamente. Vou ganhar a tua aprovação e o teu louvor. Ficarás orgulhoso de mim. Eu oro, jejuo, dou esmolas, pratico muitos atos nobres. Todos sabem. A cruz será somente uma coisa muito simples para mim. Quero que me dês uma cruz grande, que meus amigos possam me apreciar.
MENSAGEIRO: És corajoso mesmo. Qual é o teu nome? De onde vens?
5º DISCÍPULO: Meu nome é Fariseu, moro na rua do egoísmo, cidade da Satisfação. Eu sou vizinho do general Orgulho. A cidade e as ruas são muito bonitas.
MENSAGEIRO: Tenho ouvido falar em teu nome e no teu caráter, e já duvido da tua prontidão para a chamada de Deus, em Jesus Cristo. O que o Mestre procura é coração contrito e espírito quebrantado: os humildes de coração. E tu estás orgulhoso das tuas graças e dons!
5º DISCÍPULO: Paulo, o grande apóstolo, se orgulhou da cruz que pregou. Por que eu não posso fazer o mesmo?
MENSAGEIRO: Paulo se orgulhou na cruz e no que ela fez por ele e para o mundo. E tu estás te orgulhando sobre o que tens feito para a cruz. São duas coisas bem diferentes. Para Paulo, ele não era nada e o Mestre era tudo. No teu entender, a cruz é nada e tu és tudo. Queres fazer uma escada, na qual subirás diante das pessoas! Mas não receberás galardão de Deus. Estás levando a cruz para a sua própria satisfação. E para pessoas semelhantes a ti Ele disse: “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizam nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? Em teu nome não fizemos maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci! Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.” (5º discípulo sai).
6º DISCÍPULO: (Levanta e vai a frente). Venho oferecer o meu serviço, se o trabalho não for grande de mais. Mas do que isso: venho oferecer a mim mesmo ao Mestre. Venho como estou e ao Mestre digo: Que queres que eu faça? Não faço a minha vontade, mas a tua! Procuro um lugar humilde aos Teus pés. Não escolho nenhuma cruz, mas sei que qualquer uma que Ele me der, procurarei levar para a honra do Seu nome.
MENSAGEIRO: Meu irmão, se estás falando com sinceridade, és o discípulo que o Mestre está procurando e a quem vai honrar com sua grande tarefa. Eu venho para ti um serviço extraordinário; pesada é a cruz, mas grande é o galardão. Levanta aquela cruz e segue o Mestre (Indica uma grande e pesada cruz que está no chão).
6º DISCÍPULO: (Enquanto levanta a cruz e dando alguns passos com ela nos ombros) Entendo pouco desta lição, de seguir o Mestre, meu Senhor, tenho que levar a cruz. Não a da minha escolha, mas a que Ele escolher para mim. Não a levo a serviço das pessoas, mas com humildade e a serviço do Mestre. Vou deixar meu egoísmo e vontade própria por amor dele. Tenho de levá-la abertamente e com amor, contra qualquer preço e sacrifício. Não me importa o que os outros estão fazendo. Meu dever é seguir o meu Senhor. Mas está tão pesada... (bastante entonação). Às vezes acho que vai me machucar. São poucos os que ajudam e muitos que me atrapalham. Há ofensa e armadilhas em todos os meus caminhos. Vou descansar um pouco. (Coloca a cruz no chão e descansa numa cadeira... Silêncio...)
MENSAGEIRO: Onde está a cruz?
6º DISCÍPULO: Não a joguei fora. Carreguei-a lealmente por algum tempo; mas esta cruz tem magoado minha vida... Tenho sido ofendido na casa dos meus amigos. Os de minha casa são contra mim. Meus colegas me abandonaram. Cansado, fatigado e tomado pelo desânimo, coloquei-a ao lado por algum tempo.
MENSAGEIRO: Meu irmão, eu não te disse que irias encontrar ofensas e que pela tribulação entrarias no reino de alegria? Foi para a batalha que foste chamado, e não para descansar. É por este caminho que o nosso Mestre andou. Se seu Mestre sofreu, seus servos também precisam sofrer. Não podes vigiar com Ele nem uma hora? Outros te ofenderam, mas Ele não te ofendeu; outros te desapontaram,; Ele nunca te desapontou. Levanta, meu irmão! O tempo é curto, a sua hora é quase chegada. Peça-lhe forças e segue-o.
(O discípulo levanta-se da cadeira, toma a cruz e vai à frente. Ajoelha-se atrás da cruz, diante do altar, com as mãos segurando a cruz, enquanto a comunidade canta um canto. Enquanto o canto é cantado, os outros discípulos entram, um a um, em espírito de humildade, tomam as suas cruzes, antes rejeitadas, e ajoelham-se ao redor da cruz do sexto discípulos. Depois do canto todos saem, levando sua cruz.)
 


Voltar para Índice do Caderno de Estudos


Autor(a): Erli Binow Butzke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Título da publicação: Caderno de Estudos para Mulheres/OASE - 2014-2015 / Ano: 2014
Natureza do Texto: Educação
Perfil do Texto: Estudo
ID: 26516

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
O Senhor te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos.
Isaías 58.11
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br