Celebramos a páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo. Por ser a festa mais importante do cristianismo é preciso celebrá-la com alegria, com novidade de vida e esperança. É preciso, antes de tudo, acreditar naquilo que é festejado.
No evangelho de João Jesus pergunta à Marta, após ela afirmar que Jesus é a ressurreição e a vida: “Você acredita nisso?” (Jo 11.25) Não é raro encontrar pessoas no meio comunitário cristão que possuem dúvidas sobre a existência da ressurreição, que questionam como será, de que forma ela acontecerá. Estas dúvidas já permeavam as primeiras comunidades cristãs, a ponto de o apóstolo Paulo dedicar um capítulo de suas cartas para explicar o assunto. Em 1 Coríntios 15 ele afirma: “A verdade é que Cristo foi ressuscitado, e isso é a garantia de que os que estão mortos também serão ressuscitados.”
Falar em ressurreição nos dias de hoje nos convida antes de tudo a perguntar: E nós, acreditamos na ressurreição? De fato ela norteia nossa fé cristã e nos move com ritmo de esperança pela vida? Que diferença faz acreditar na ressurreição nos dias de hoje?
Crer na ressurreição não é simples doutrina, mas força que orienta nossa vida em todos os momentos. A ressurreição nos enche de esperança, de forças para lutar e defender a vida. Ela nos impulsiona a anunciar em alto e bom tom que Cristo está presente, ele vive e reina neste mundo com todo seu amor e sua justiça. Por mais que sinais de morte, destruição, violência e maldade nos queiram fazer desistir, desiludir, desanimar, desesperar, a Páscoa anuncia: Cristo vive e está comigo, contigo, com o próximo e nos fortalece para a vida em sua plenitude. Acreditar e confessar a ressurreição dentre os mortos é ter a esperança como guia e a força do amor como bandeira. “Ressurreição. Força atuante no mundo. Poder que rege as leis do universo: Presença cósmica de cristo! Ressurreição. Celebração de vidas que recebem da vida de Cristo: A força para lutar contra os poderes da morte, o desejo de amar em meio à dor e à adversidade. A sinceridade do riso, do abraço e do partir do pão. Ressurreição: sinal de que Deus está de bem com a humanidade e com o mundo.” (Carlos Alberto R. Alves)
Quem crê na força da ressurreição em sua vida pode afirmar como a poetisa Adélia Prado: “Como será a ressurreição da carne? É como nós já sabemos, eu lhe disse, tudo como é aqui, mas sem as ruindades. Que mistério profundo!” Em sua escrita poética, permeada de teologia, ela afirma, como uma litania, um credo: “Quando eu ressuscitar, o que quero é a vida repetida sem o perigo da morte!”
Ressurreição é alimento para a esperança na concretização completa do Reino de Deus entre nós. “Domingo de páscoa. Triunfo da vida sobre a morte. Um bom dia para semear uma flor...” (Rubem Alves)
A festa cristã da vitória da vida sobre a morte nos convida à celebração, ao louvor, à alegria e a gestos concretos de anúncio de esperança em nosso meio. Na manhã pascal e a cada encontro, em cada luta, em cada atitude podemos celebrar a vida e testemunhar nossa fé na ressurreição, que nos conduz em nosso agir e falar. Celebrar a páscoa é celebrar e afirmar os poderes da Vida. É deixar que a Liturgia Pascal ilumine nosso ser, preencha nosso vazio, cure nossas fraquezas, oriente nossos caminhos e fortaleça nossa espera ativa na fé e no amor. Inês de França Bento nos convida à celebração Pascal quando escreve:
LITANIA DE CONVERSÃO: (D: Dirigente; C: Comunidade)
D: Em tempos de conversão
C: Tu és nosso caminho
D: Em tempos de transformação
C: Tu és nossa inspiração
D: Em tempos de quaresma
C: Tu és nossa Páscoa
D: em tempos de incertezas e fracassos
C: Tu sempre és e serás nossa Vitória.
LITANIA PASCAL:
“Cristo ressuscitou, aleluia!
Em manhãs de sol...
Diante da violência...
Diante da fome...
Diante da guerra...
Diante do desemprego...
Diante do sofrimento...
Diante da injusta distribuição de terra...
Diante das noites escuras da alma...”
CREDO PASCAL
“Creio em Deus libertador de tudo o que oprime. Creio em Jesus Cristo, irmão nosso, solidário dos sofredores. Creio no vento do Amor, Espírito que transforma homens e mulheres em artistas do Reino. Creio na comunhão dos que constroem a paz. Creio nas comunidades sem cercas, na confraria dos sonhadores, na inspiração dos poetas que acalentam nosso cotidiano, às vezes sofrido, tornando-o mais belo e mais feliz. Creio na ternura dos homens, na força das mulheres, na sabedoria das crianças. Creio na ressurreição dos corpos oprimidos, quando soprados pela doçura do amor, transforma exércitos de ossos secos em comunidades solidárias. Creio nos sinais de tua presença libertadora em nosso dia-a-dia. Amém.”
BÊNÇÃO PASCAL
“Abençoa-nos, querido Deus neste tempo de preparação para tua páscoa, que tua proteção nos conduza à Terra Prometida, onde as mesas serão fartas, o vinho terá o sabor da alegria, a justiça acontecerá, a solidariedade e a bondade serão para sempre sinais da tua libertação. Em nome de teu filho, Jesus Cristo Libertador. Amém.”
Feliz Páscoa! Aleluia!