Saudamos vocês com um convite sóbrio para a Leitura meditativa e reflexiva do texto de:
Moisés então disse a Arão: Foi isto que o Senhor disse:
'Aos que de mim se aproximam
santo me mostrarei;
à vista de todo o povo
glorificado serei' .
Arão, porém, ficou em silêncio.
Levítico 10:3
Então Moisés, tendo ao seu lado os sacerdotes levitas, disse a todo o Israel: Faça silêncio e escute, ó Israel! Agora você se tornou o povo do Senhor, o seu Deus.
Deuteronômio 27:9
Mas eles ficaram em silêncio. Assim, tomando o homem pela mão, Jesus o curou e o mandou embora.
Lucas 14:4
Estamos em plena época da Quaresma. E a gente relembra e lembra a Quaresma de nossa infância: o convite redobrado ao silêncio e pra meditação. Parece quase outros tempos e outra época.
Hoje em minha rua em Palmitos, onde edificamos nossa casinha prá residirmos em nossa sonhada aposentadoria , me debato quase que de hora em hora para enfrentar o barulho duma cidadezinha de apenas 16 mil habitantes. Mas na nossa rua se desviou o movimento do centro e a mesma é ocupada por todos que transitam e se deslocam para os centros regionais. Pior é o final de semana: carros e motos pilotados por motoristas geralmente embalados para os rush e fugas do controle policial. Tudo faz do silêncio da minha rua algo apenas a ser pensado. E pouco praticado em respeito para com moradores que pensam ainda em descansar e curtir a vida.
Minha Igreja de Confissão Luterana é irmanada nesta época de Quaresma por uma campanha interessante: promover sete semanas sem. Já no passado aqui a PPL – Pastoral Popular Luterana encampou esta campanha e motivou comunidades e grupos com material e subsídios motivadores. E é uma cópia do Programa da EKD – Igreja Evangélica na Alemanha – Sieben Wochen Ohne. Quem consegue ler em alemão e ou com a ajuda dum bom tradutor acesse por favor: www.siebenwochenohne.de. Curtam e celebrem este jeito legal de passar a Quaresma com um pouco mais de silêncio!
Os testemunhos e o alento são motivadores. Conheço pessoas que andam a pé, de bicileta e não consumem algo supérfluo neste tempo. Depois fazem uma doação especial disso que economizaram na campanha. Algo fora de sério e que precisa também por nós ser experimentado.
Desejo neste espírito um bom tempo de Quaresma: Sete semanas sem – Jejum para clarear a mente dum propósito a ser alcançado em fé e em esperança.
Oração: Senhor e Deus Eterno: Grato por tua boa companhia em nossa Caminhada. Obrigado por teimares em estar conosco e nos abençoando apesar de nosso barulho e falta de silêncio. Perdão Senhor porque em nosso barulho não percebemos tua insistência em nos amar e nos entender. Permita que nestas Sete Semanas Sem saibamos te ouvir entender em Jesus, nosso irmão. Amém.
Nilo Bidone Kolling – Palmitos/SC