Celebração


ID: 2651

Efésios 2.11-22 - 8º Domingo Após Pentecostes - 18/07/2021

Caderno de Cultos 2021 - Sínodo Mato Grosso

18/07/2021

18/07/2021 - 8º Domingo Após Pentecostes
Pregação: Efésios 2.11-22 ; Leituras: Jr 23. 1-06; Mc 6.30-34,53-56

Pa. Raquel Kralike – Paróquia de Rondonópolis - MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA

A palavra que sair da minha boca não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei. Isaías 55.11

Bom dia/ Boa noite, com essas palavras do profeta Isaías eu quero acolher e saudar cada um e cada
uma de vocês que vieram celebrar esse culto ao nosso Deus! Que nós possamos nos alegrar nesse
encontro onde o próprio Deus nos acolhe e onde também temos a alegria de partilhar desse momento
de comunhão com outros irmãos e irmãs. Saúdo de forma especial os visitantes, que vocês possam se

sentir bem e acolhidos entre nós.
Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
Nº 8 - LCI – Canção da Chegada

Ou: Nº ____________________________________________________


SAUDAÇÃO
Aqui nos reunimos em nome e na presença do Trino Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 3- LCI – Deus Trino

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Confissão de pecados

Bondoso e amado Deus, aqui estamos na tua presença Senhor, para confessar que temos pecado, pecamos em pensamentos, palavras, ações e omissões. Os nossos pecados nos afastam de Ti e da comunhão com os nossos irmãos e irmãs e por isso, nós te pedimos: olha-nos com amor e misericórdia e perdoa os nossos pecados. Permita-nos ser como vaso nas mãos do oleiro e transforma-nos conforme a tua vontade e os teus propósitos, isso nós te pedimos, por Jesus Cristo o teu Filho amado, o nosso Senhor e Salvador. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Anúncio do Perdão

Uma palavra de perdão e absolvição encontramos em Jeremias 31.34: Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados. Que assim seja, amém.

KYRIE
Kyrie

Perdoados e perdoadas por Deus, os nossos olhos se voltam para as dores e o sofrimento em nosso mundo e unimos as nossas vozes em clamor ao nosso Deus, cantamos: Pelas dores desse mundo…

GLÓRIA IN EXCELSIS

Glória in excelsis

O nosso bondoso e misericordioso Deus, acolhe e perdoa, ouve o nosso clamor e nos atende conforme a sua vontade, por isso, nós queremos o glorificar cantando: louvemos todos juntos – 81 – LCI

ORAÇÃO DO DIA
Oração do Dia

Bondoso e amado Deus te louvamos e agradecemos pela oportunidade de estarmos aqui, junto de outros irmãos e irmãs para ouvir a tua Palavra. Dá-nos Pai querido, que por intermédio de Jesus Cristo e do Espírito Santo nós possamos nos aquietar e que os nossos corações e mentes estejam prontos a te ouvir e assim, que possamos praticar a tua vontade em nosso dia a dia. Amém.


LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Jeremias 23.1-6

2ª Leitura Bíblica: Salmo 23

3ª Leitura Bíblica: Marcos 6.30-34,53-56

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 152- LCI – Pela Palavra de Deus

PREGAÇÃO
Efésios 2.11-22

Que a graça e a paz do nosso Senhor Jesus, o amor de Deus o Pai, e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês!

Queridos irmãos, queridas irmãs em Cristo!

Estamos no oitavo domingo após pentecostes, tempo em que lembramos e celebramos a vinda do Espírito Santo e o nascimento da igreja cristã, igreja da qual, vocês e eu, fazemos parte! E nesse sentido, os textos bíblicos indicados para hoje nos lembram da missão nos dada por Jesus Cristo, o nosso Bom Pastor: ir e batizar, ir e ensinar, e também, ir e curar!

Mas antes de seguir com a reflexão sobre a nossa missão, quero compartilhar um pouco do contexto do texto de Efésios! A carta é endereçada às pessoas que vivem em Éfeso e que são fiéis a Jesus, ou seja, formam uma comunidade cristã. E talvez, saber disso, nos faça ter a sensação de que essas pessoas viviam de forma muito tranquila, e tinham a mesma forma de pensar e agir, mas na verdade, a realidade era outra. Essa comunidade era formada pelos israelitas, o “povo de Deus”; e pelos gentios, os estrangeiros que haviam sido batizados. E entre eles haviam muitos conflitos! E a carta vem justamente para lembra-los de que através de Jesus, pelo seu sangue derramado na cruz, eles foram aproximados! Se a salvação é por graça, não existem motivos para que ocorram divisões, afinal, embora diferentes, faziam parte do mesmo corpo!

Queridos irmãos, irmãs em Cristo, essa carta endereçada aos Efésios quer também nos lembrar que o povo de Deus, do qual vocês e eu fazemos parte, e que é formado por pessoas diferentes, que pensam e agem de formas diferentes, é unido pela cruz de Cristo Jesus! Ela nos torna iguais, ela nos torna irmãos e irmãs! E como povo de Deus a nossa missão é ir e batizar, ir e ensinar, mas é também ir e curar, ir e promover a paz! E talvez, a pergunta que devemos nos fazer hoje é: estamos agindo como povo de Deus? Estamos cumprindo com a missão que Jesus nos deu? Estamos promovendo cura ou estamos provocando dor? Estamos trabalhando pela paz, ou por vezes, semeamos discórdia? Todos nós, vocês e eu, muitas vezes, falhamos em nossa missão de partilhar da paz que Cristo nos dá, sim, somos falhos... E é por isso que a cada novo dia, precisamos buscar Jesus e permitir que Ele, através do Espírito Santo, transforme o nosso coração, os nossos pensamentos e as nossas ações! A palavra de Deus precisa primeiro ser para cada um de nós, precisa ser verdade vivenciada em nosso dia a dia, precisa ir nos transformando, para daí então falar a outras pessoas e tocar outros corações levando o amor e a paz que só Cristo é capaz de nos dar. Amém.

HINO
Nº 562- LCI – Transforma, Senhor

CONFISSÃO DE FÉ

Como resposta a pregação nós queremos confessar a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico, dizemos juntos:

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 588- LCI – Quem quer canta do amor
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes

2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________

PAI NOSSO
Pai nosso ...


LITURGIA DE DESPEDIDA


AVISOS

Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.

Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...

______________

________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO

O SENHOR te abençoe e te guarde; o SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê a paz.

ENVIO
Vamos em paz e sirvamos ao nosso Deus com alegria e gratidão! Amém.


CANTO FINAL

Nº 287 - LCI – Daqueles que estão a minha frente

 


Autor(a): Pastora Raquel Kralike Lopes
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 8º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Efésios / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 11 / Versículo Final: 22
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2021
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 63467

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A mensagem que Cristo nos deu e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz e não há nele nenhuma escuridão.
1João 1.5
REDE DE RECURSOS
+
Se reconhecemos as grandes e preciosas coisas que nos são dadas, logo se difunde, por meio do Espírito, em nossos corações, o amor, pelo qual agimos livres, alegres, onipotentes e vitoriosos sobre todas as tribulações, servos dos próximos e, assim mesmo, senhores de tudo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br