Ele não está aqui, porque já ressuscitou como havia dito. Venham e vejam o lugar onde o Senhor jazia. Mateus 28.6
Queridas irmãs e queridos irmãos em Cristo!
Para o comércio a Páscoa está associada a coelho e ovos de chocolate. Muitas crianças (e muitas pessoas adultas também) conhecem a Páscoa somente nesta dimensão. E para nós, cristãs e cristãos, o que significa a Páscoa?
Páscoa é a FESTA da LIBERTAÇÃO. Páscoa é o eixo central da Bíblia. Páscoa é o ponto de partida da fé e da esperança da pessoa que sofre e que se sente humilhada.
Já muito antes de Cristo o povo judeu celebrava a Páscoa. O próprio Jesus celebrou a Páscoa com os seus discípulos antes de sua morte.
Na Páscoa, o povo judeu lembrava da sua condição de escravo no Egito, de como trabalhava nas grandes construções do faraó, no compasso do chicote, à base da fome, da morte de suas filhas e filhos, a espera de sua própria morte.
Mas Deus viu a aflição das pessoas do seu povo, ouviu o seu clamor, conheceu o seu sofrimento e desceu para libertá-las do Egito, para dar-lhe uma terra que fosse sua, em que pudessem trabalhar para si mesmo, usufruindo de sua produção. Com sinais e prodígios Deus tirou o povo das mãos do faraó. E @s escrav@s libert@s comemoraram a Páscoa, a festa da passagem da escravidão para liberdade, a FESTA da LIBERTAÇÃO.
Com a ressurreição de Jesus Cristo, Deus proclama em voz alta o seu 'sim' à vida, o seu 'não' à morte. A ressurreição de Jesus foi a Palavra definitiva de Deus contra todas as cruzes do mundo. Em Jesus, Deus viu a aflição de toda humanidade, ouviu o seu clamor e desceu para libertá-la. Deus mesmo assumiu a cruz e a morte, carregou sobre si o pior sofrimento humano: o abandono, a marginalização, o desprezo, a dor, a morte violenta.
A letra de um cântico diz: Porque Ele vive posso crer no amanhã, porque Ele vive temor não há. Ressurreição é alegria, é esperança. A noite já passou, a tristeza se vai com a boa nova da ressurreição. A incredulidade dos discípulos se transforma em fé. A vida vence a morte.
A vitória de Jesus é também a nossa. Toda nossa fé está na certeza da sua vitória na ressurreição. A Páscoa de Jesus torna-se também a sua Páscoa: um grito de alegria quando você estiver entristecid@, a certeza de vitória quando você achar que está derrotad@, a esperança presente na vida quando se sentir desesperad@, a luz que possibilita a visão para você quando achar que está ceg@.
Páscoa é tempo de alegria, é tempo de celebrar a vida. É tempo de afirmarmos nossa escolha em favor da vida, contra a morte e todas as forças que a produzem.
Que a Páscoa seja mais um momento para nós, como Sínodo Sudeste, firmarmos nosso compromisso com o Deus da vida.