Lema do Mês: Verdadeiramente este era o Filho de Deus Mt 27.54
Na Páscoa Lembramos os acontecimentos que envolvem os últimos dias de vida do Senhor Jesus. Para isso nos convida o lema do mês, frase dita pelo comandante de uma centúria romana. Como encarregado de executar Jesus, o centurião conhecia bem as acusações que pesavam contra aquele que estava pendurado na cruz. Pelo menos em dois momentos ele ouvira Jesus chamando Deus de seu pai. E agora, diante dos acontecimentos extraordinários que observa aquele que antes havia permitido que o condenado fosse cuspido e escarnecido, reconhece e confessa corajosamente: Verdadeiramente este era Filho de Deus. Conforme o evangelista Lucas, o comandante diz que se trata de um homem justo.
Seja como for, a verdade é que um estrangeiro é o primeiro que, aos pés da cruz, reconhece que Jesus não é aquele que ele tinha sido incumbido de executar como um criminoso. Enquanto as lideranças religiosas ainda caçoam e provocam, um oficial romano reconhece em Jesus o Filho de Deus. É como se ele anunciasse: realmente Jesus é quem disse ser; ele não é um blasfemo, do que foi acusado pelos seus inimigos.
Algumas lições importantes advêm desse relato. Sempre podemos rever nossa opinião sobre quem é Jesus de fato. As grandes coisas que Deus realizou nos convidam a abrir nossos olhos e reconhecer quem Jesus é verdadeiramente.
Neste tempo da Páscoa somos desafiados pelo testemunho do centurião romano a darmos o nosso próprio testemunho. Podemos vencer nossos medos e receios e anunciar que Jesus é verdadeiramente o Filho de Deus, que por amor a cada um de nós sofreu e morreu voluntariamente na cruz.