João Batista é aquele a respeito de quem as Escrituras Sagradas dizem: Aqui está o meu mensageiro, disse Deus. Eu o enviarei adiante de você para preparar o seu caminho. (Mateus 11.10)
João Batista é o profeta que anuncia a chegada do Messias. Suas palavras, que clamam por justiça e arrependimento, comovem, mas também escandalizam. Suas palavras, ditas com muita convicção, conclamam as pessoas a uma mudança de comportamento e de mentalidade. Porém, suas convicções entram em crise ao ser preso por Herodes. Na prisão, injustamente, a dúvida começa a inquietar o seu coração. E para acalmar o coração em crise, João envia os seus discípulos a Jesus para perguntar: “O Senhor é aquele que ia chegar ou devemos esperar outro?” (Mt. 11.3)
A pergunta e a dúvida de João Batista também são nossas. Também vivemos nossas crises, nossas dúvidas, nossas incertezas e nossos medos. Também nos perguntamos: Por que pessoas precisam pagar com a vida quando denunciam injustiças? Por que Deus não dá um jeito nas desigualdades, na corrupção, na violência, no desemprego, na intolerância e no ódio? Por que pessoas precisam sofrer? Por que pessoas estão abandonadas pelas ruas? Por que a diferença entre ricos e pobres aumenta cada vez mais? Por que há tanta desumanidade a nossa volta?
João Batista, na sua crise e dúvida, não fica sem resposta. A resposta de Jesus é: “- Voltem e contem a João o que vocês estão ouvindo e vendo. Digam a ele que os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e os pobres recebem o evangelho. E felizes são aqueles que não abandonam a sua fé em mim!” (Mateus 11.4 – 6).
Jesus, em meio às nossas crises, dúvidas, incertezas e medos, nos convida a olhar para os seus sinais. Advento aponta para o grande sinal do amor de Deus: Cristo, o Salvador. Advento aponta para os grandes sinais do amor de Deus que serão revelados em Jesus Cristo. Advento nos convida a olhar para os sinais de vida que Jesus coloca diariamente em nosso meio. Advento convida a preparar o caminho do Senhor testemunhando os seus sinais. Advento convida a não desanimar diante das crises, frustrações e injustiças, mas a apontar para o Cristo vivo e ressurreto. É ele que transforma o mal em bem. É ele que nos faz perceber no dia a dia que há muito mais sinais do seu amor em nosso meio do que tragédias e dramas.
Portanto, quando a crise nos invadir, quando a escuridão se apoderar do nosso coração e da nossa mente, que possamos lembrar das palavras de Jesus que dizem: Vejam os meus sinais! Vão e falem dos meus sinais as pessoas que estão em crise e desacreditadas. Amém.Pr. Ernani